Personalidades – Fued José Dib

Fued José Dib / foto: portalituiutaba
Fued José Dib / foto: portalituiutaba

Fued Dib foi vereador em Ituiutaba de 1967 a 1970, pela sigla do MDB. Em 1970 candidatou-se a prefeito e devido a sua pregação e ideologia política foi derrotado pelo engenheiro e professor, Álvaro Otávio Macedo de Andrade, para um mandato de dois anos. Porém, foi eleito no pleito seguinte, em 1972, para um mandato de quatro anos. Como prefeito realizou a primeira Exposição de Pecuária, em setembro de 1974. Por falta de um local apropriado esta exposição foi realizada no campo da Associação Esportiva Ituiutabana, sendo cobrado ingresso no valor de CR$ 5,00. Em seu primeiro mandato, a Nestlé, por Ituiutaba estar localizado em ponto estratégico implantou aqui uma fabrica de leite em pó.

Em 1975, o prefeito Fued contratou empréstimo junto ao FDU – Fundo de Desenvolvimento Urbano (BDMG/Banco do Brasil), na ordem de 12.260.000,000,00 (dinheiro da época), para canalização de 1.050 metros lineares de canalização do Ribeirão São José, com prazo de pagamento de 10 anos. Registra-se que essa obra da primeira administração do Sr. Fued Dib, a canalização do Córrego São José caiu, um trecho de aproximadamente 600 metros; do cruzamento da Rua 36 com José João Dib até a Rua 38, se transformando na chamada Obra do Século, nome dado aquela avenida, que segundo os vereadores de oposição seria recuperada durante um século. Segundo estimativa foram gastos na recuperação dos três trechos que caíram: a primeira, na administração do prefeito Acácio Cintra em 1977, recuperado na administração Gilberto Severino, 1989 a1992, o segundo trecho caiu e foi recuperado no governo de João Batista Arantes da Silva (1993 a 1996), e o terceiro trecho, caiu e foi recuperado na administração do prefeito Publio Chaves, 2001 a 2004. Calcula-se que foram gastos nestas recuperações, cerca de 10 milhões de reais. Observadores alegam, se não bastasse o prejuízo financeiro que ocorreu, existe também o prejuízo urbanístico e econômico daquele setor, por mais de 30 anos.

Ainda em 1975, por sugestão dos vereadores, Luziano Justino Dias e Arthur Junqueira Almeida ocorreu expansão urbana, entre a Vila Platina e o Córrego do Carmo, com a aquisição pela Prefeitura de uma área rural de um milhão de metros quadrados, para implantação do Parque de Exposições JK, e no governo de Acácio Cintra foi implantado o Conjunto Avanhandava e Bairro Alvorada.

O prefeito Fued Dib, nos anos de 1978 e 1982, candidatou-se ao cargo de deputado federal, e como a cidade e a região do Pontal do Triângulo, careciam de uma representação no Congresso Nacional, alcançou nos dois pleitos uma excelente votação, se elegendo deputado federal por dois mandatos. Durante os oito anos que permaneceu na Câmara dos deputados, não conseguiu carrear benefícios para Ituiutaba e nem para região. Em 1986, candidatou-se mais uma vez a deputado federal, por não ter realizado um bom trabalho em defesa da região do Pontal, não conseguiu se eleger, deixando Ituiutaba e toda região sem representação.

Com a eleição de Newton Cardoso em 1986, ao cargo de Governador de Minas, a executiva do PMDB de Ituiutaba era constituída por: Teofeu Patrocínio de Morais, Presidente, Valdir Castanheira, Tesoureiro, Acácio Cintra Vice-Presidente, e o vereador Hairton Dias, respondia pela Secretaria Geral do partido. Num gesto de companheirismo desses peemedebistas, Fued Dib, foi indicado pelo governador Newton Cardoso, a pedido desses companheiros, para ser Conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Desde que deixou de ser prefeito até se aposentar no Tribunal de Contas, Fued ficou ausente de Ituiutaba, sem que tenha registro de qualquer atividade sua nesse período em favor de Ituiutaba.

personalidades - fued dib ituiutaba atualEm 2004, retornou a sua terra Natal e a convite do Partido Liberal (PL) candidatou-se ao cargo de prefeito, e por falta de bons candidatos acabou se elegendo novamente prefeito para o um 2° mandato que iniciou, em 1° de janeiro de 2005, e terminou em 31 de dezembro de 2008. Em seu segundo mandato canalizou com recursos do Governo do Estado de Minas Gerais, um trecho do córrego São José. Urbanizou a Avenida Napoleão Faissol e a Rua 26 com verba da Prefeitura e do Governo Federal. Em resumo foram estas as obras concluídas no segundo mandato do prefeito Fued Dib. Algumas outras foram iniciadas, destacando a reforma da Praça Getúlio Vargas, Centro de Convenções (iniciado, mas sem condições de continuar devido a impropriedade do terreno, Pronto Socorro. Porém, de acordo com a Caixa Econômica Federal, algumas destas obras para serem sequenciadas precisavam ser adequadas, para o município não perder os recursos e as mesmas poderem ser sequenciadas em outra administração.

Fued Dib deixa seu nome registrado na história política e administrativa, como um prefeito de boa oratória, que fala muito, mas na prática faz pouco, considerado nos meios políticos, o mais polêmico prefeito que já passou pela Prefeitura de Ituiutaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prefeitura coloca redes de proteção contra pombos em Ginásios

Personalidades – Luiz Pedro Correa do Carmo