Veto à emenda na LDO é mantido em votação unânime na Câmara Municipal de Capinópolis

Votação ocorreu na noite da última Segunda-feira (11) e manteve o veto do executivo à emenda na LDO
Votação ocorreu na noite da última Segunda-feira (11) e manteve o veto do executivo à emenda na LDO

CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – A polêmica em torno da emenda no projeto de Lei nº. 1.731/2014 feita pelo Legislativo capinopolense na  Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) teve um desfecho na noite desta Segunda-feira (11). A votação na Câmara Municipal de Capinópolis definiu manter ou não o veto imposto pelo Executivo.

O veto foi mantido por unanimidade, recebendo 11 (onze) votos a favor na manutenção do veto à emenda.

Dezenas de funcionários públicos estiveram presente
Dezenas de funcionários públicos estiveram presente

A reunião da Câmara Municipal teve início por volta das 20h10m e contou com a presença de dezenas de servidores municipais que eram a favor do veto feito pelo Poder Executivo.

O departamento jurídico, tanto da Câmara, quanto do Executivo, haviam apontado parecer desfavorável à emenda, alegando inconstitucionalidade, mas o veto foi desfeito de forma unânime por todo os vereadores e enviado ao Executivo, que veto a emenda e enviou à Câmara para votação.

Caso o veto não fosse mantido, o pode Executivo entraria com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN)  no supremo Tribunal e até que a ação seja julgada, o orçamento estabelecido para 2015 fica bloqueado, obrigando o município a trabalhar com o orçamento de 2014, causando impacto negativo na receita e gerando instabilidade com relação aos compromissos firmados pelo governo municipal.

Em discursos semelhantes e positivistas, os mesmos vereadores que eram contra o veto do jurídico da Câmara, voltaram a trás e votaram a favor do veto à emeda.

O vereador Bernaldo Evaristo Cabral (PT) defendeu o aumento dos vencimentos ao funcionalismo público, mas concordou com o veto à emenda.

Segundo o vereador João Makhou (PTB), valeu a pena comprar a briga, mas reconheceu a importância da manutenção

O autor da emenda - Cleidimar Zanotto
O autor da emenda – Cleidimar Zanotto

do veto. O vereador Paulo Amaral (PPS), votou à favor do veto, com já havia afirmado na reunião com os funcionários públicos que aconteceu na última quinta-feira (7) e afirmou que é o vereador que mais fez indicações em prol ao aumento do salário do funcionalismo público municipal.

Mário Reinaldo (PSDB) salientou a importância da LDO, disse que reconhece a defasagem salarial dos servidores, mas disse que os procedimentos devem seguir o caminho da legalidade. O vereador Jean Carlos (DEM) foi breve e afirmou que o reajuste salarial é justo e indagou os servidores públicos que estavam presente com relação ao recebimento salário em dia, lembrando que houve uma administração que atrasava o pagamento do salário dos funcionários do município.

José Valdemar (PSDB) pediu desculpas ao departamento jurídico da Câmara e disse que a Câmara Municipal trabalha para o povo.

O vereador Caetano Neto da Luz (PPS) afirmou que era uma discussão desnecessária, que poderiam estar discutindo o aumento dos servidores. O vereador Ivo Américo (DEM) parabenizou a prefeita pelo trabalho desenvolvido, disse que graças aos recursos adquiridos pela prefeita, Capinópolis tem se tornado um “canteiro de obras”.

O autor da emenda, Cleidimar Zanoto (PSD), disse que o reajuste é uma obrigação do município, afirmando que embasou-se na constituição Federal do Brasil para efetuar a emenda, tendo apoio do departamento jurídico da  Associação dos Municípios do Vale do Auto Parnaíba (AMVAP). Cleidimar Zanoto disse acreditar que não se trata de inconstitucionalidade, mas optou por votar a favor do veto.

A decisão dos vereadores foi comemorada pelos servidores que estavam presente na reunião.

A prefeita Dinair Isaac disse em uma reunião na última quinta-feira (7) na prefeitura municipal, que reconhece e valoriza o colaborador do município e anunciou que haverá reajuste salarial aos funcionários públicos municipais a partir de Janeiro de 2014.

[doptg id=62]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Capinópolis terá representante no “Miss Terra 2014”

Segurança Alimentar tem ação em Capinópolis