Qualidade de vida começa na atividade física e alimentação

Equipe da secretaria de saúde no "Dia Nacional da Saúde"
Equipe da secretaria de saúde no “Dia Nacional da Saúde

CAPINÓPOLIS – Ações preventivas promovidas pela Prefeitura Municipal de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, visam oferecer qualidade de vida aos cidadãos assistidos pelo Programa Saúde da Família, reforçado pelo trabalho desenvolvido pelos multiprofissionais da UFU.

 “São ações importantes que ajudam a cada um dentro de suas necessidades, em receber orientação correta, para que se tenha no final uma melhora na qualidade de vida, sem o excesso de problemas”, disse a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.

 Um desses trabalhos é na questão alimentar, onde a equipe mostra a todos a importância em se evitar alimentos gordurosos ou o excesso de açúcar.

Qualidade de vida começa na atividade física e alimentação
Qualidade de vida começa na atividade física e alimentação

Para se ter ideia, os efeitos negativos do consumo de refrigerantes comuns, com açúcar, vão além do ganho de peso e de gordura. Um estudo feito no Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca, concluiu que quem consome pelo menos um litro desse tipo de bebida todos os dias acumula maior quantidade de gordura em lugares perigosos, como no fígado, nos músculos e em órgãos localizados no abdome. E, consequentemente, corre maior risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.

 E os especialistas que atuam em Capinópolis dão algumas dicas importantes que devem fazer parte dessa mudança de comportamento em casa ou nas ruas, onde todos devem preferir: leite e iogurte desnatados, queijos brancos, passar no pão requeijão light, geleias ou mel, frango, peru e peixes sem pele, carne bovina magra, alimentos cozidos, assados ou grelhado, molho de tomate com massas e carnes, legumes e verduras à vontade, sanduíches com pães integrais, pizzas de legumes com massas finas e pouco azeite, frutas, barras de cereais ou bolachas light, temperar salada com vinagre e limão e pouco azeite, e comer sobremesas apenas à base de frutas.

 Para o nutricionista da UFU, Junior Squizato quem quer ter qualidade de vida e evitar muitas doenças, deve inicialmente fazer algumas trocas de alimentos ricos em gordura e açúcar, por outros, em especial na inserção de frutas e legumes. “Estamos distribuindo um folder onde mostra o que as pessoas devem evitar e aquilo que elas podem comer ou beber à vontade. A boa saúde começa numa boa alimentação, e só depende de cada um querer isso”, disse.

 “Quem quiser mais informações e como montar um cardápio dentro das suas condições financeiras, basta procurar o PSF mais próximo de sua casa e buscar a informação que precisa”, completa a coordenadora de Atenção Básica, Ana Claudia Fonseca Cocca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Edital para composição da nova diretoria da “Casa Lar Menino Jesus” está disponível

Candidato à presidência da republica Eduardo Campos morre em acidente aéreo em Santos