Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Renata Braga / Luiz Pereira
Renata Braga / Luiz Pereira

A Escola Municipal de Ensino Especial/APAE – Centro Educacional Construindo está preparando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto.

 Segundo a diretora da escola, Renata Braga, a Federação das APAEs adotou este ano o tema “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”.

 O que significa igualdade? Igualdade corresponde a “qualidade ou estado de igual; justiça e equidade”, enquanto que, oportunidade corresponde a “qualidade de oportuno, ocasião. Dessa forma, entendemos que tudo que é oportuno para uns, deve ser oportuno para todos, na medida de suas necessidades e especificidades.

 “Assim, sendo, lutamos pelo acesso pleno e sem barreiras. Nessa perspectiva, independentemente da deficiência ou dos comprometimentos dela decorrentes, nenhum direito deve ser negado”, avalia.

 “Convidamos a comunidade a refletir em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, para que haja acesso igualitário aos bens sociais, sustentando um compromisso crescente ao longo desses anos: garantir qualidade de vida, autonomia, atenção integral e integrada em todo o ciclo da vida e inclusão social”, reforça Renata.

 A programação é a seguinte:

  • 17/08 –  Missa em Ação de Graças na Paróquia São Pedro e São Paulo;
  • 20/08 – Abertura com apresentação dos alunos na Câmara Municipal às 19:30h;
  • 21/08 – Caminhada da Inclusão – saída Praça João Moreira de Souza às 13:30h;
  • 22/08 – Lanche especial na escola com comemoração dos aniversariantes;
  • 23/08 – Pedágio;
  • 25/08 – Dia da Beleza;
  • 26/08 e 27/08/2014 – Pintura do muro;
  • 28/08 – Confraternização na Campo Fértil.

“Vamos todos fazer parte desse evento que é de suma importância para darmos continuidade a esse trabalho em prol das famílias que precisam do nosso apoio”, finaliza a presidente da APAE em Capinópolis, Luzia da Costa Pereira.

Programa eleitoral começa com homenagem ao político Eduardo Campos

PM prende quatro pessoas no bairro Campos Elíseos por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em Capinópolis