bolsa_familia
divulgação

CAPINÓPOLIS – Das 717 famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família em Capinópolis, 385 famílias compareceram ao evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 19, quando ocorreu a medição e pesagem de todos os membros da família.

 Segundo a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Claudia Fonseca Cocca, de acordo com as normas do Programa, os beneficiários cumprem duas linhas de avaliação, na educação e na área da saúde. “Na saúde, duas vezes no ano todo o beneficiário tem que vir até a Secretaria de Saúde para pesagem, medição e a apresentação do cartão de vacinas em dia, e para facilitar esse acesso realizamos esse evento no último dia 19”, disse.

 No relatório apresentado pela SMS, das 717 famílias, 385 compareceram, um total de 53%, faltando ainda 332 famílias para completar os 100%. “Essas famílias devem procurar com urgência a Unidade de Saúde próximo de sua casa para ter o registro desse acompanhamento”, convoca Ana Claudia.

Continua após a publicidade

 Esse é o Programa de Atualização da 2ª vigência 2014, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Coordenação de Atenção Primária, onde no dia 19/8, no CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural, durante todo o dia as equipes marcaram presença no local para atender a essas famílias, buscando auxiliar para que nenhum delas seja prejudicada.

De acordo com o Programa, todos os beneficiários precisam manter em dia a vacinação das crianças abaixo de 7 anos, pesar, medir e fazer acompanhamento pré-natal. A contrapartida é obrigatória para assegurar o recebimento do benefício financeiro.

 O objetivo da exigência é assegurar o acesso da população de baixa renda aos serviços de saúde e contribuir para a melhoria de vida dos beneficiários.

Além da contrapartida na área de saúde, os beneficiários na faixa etária dos 6 anos aos 18 anos precisam cumprir índices mínimos de frequência à escola: 85% das aulas para alunos entre 6 e 15 anos e 75% para adolescentes de 16 anos e 17 anos. O descumprimento reiterado das duas exigências pode levar ao bloqueio ou ao cancelamento do benefício.


Comments are closed.