Levi Ramiro

Causos, música de viola e muita prosa. Aquele gostinho de encontro do interior é o que o Circuito Syngenta de Viola Instrumental vai proporcionar para o público de Ituiutaba no dia 12 de setembro. Esta é a segunda edição do Circuito, que conta com o mestre na arte do “fazer”, do “tocar” e do “contar”, o artesão e violeiro Levi Ramiro que faz o show no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade a partir das 20h00. A entrada é gratuita. O ilustre convidado da noite de sexta-feira é Rodrigo Delage, mineiro de Belo Horizonte que busca preservar a tradição da viola instrumental. Juntos, os músicos fazem do show uma aconchegante prosa descontraída regada à música de qualidade.

O Circuito de Viola é uma iniciativa da Syngenta e recebe apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet contando com a produção da 3S Projetos. A proposta é valorizar a música regionalista e a cultura da viola instrumental, difundindo suas vertentes e dando ao público a oportunidade de assistir a espetáculos que remetem à sua própria identidade.  O formato mescla música e prosa, com Ramiro como anfitrião, fazendo a “ponte” entre os violeiros e a plateia através de “causos” e histórias pitorescas envolvendo a música regionalista de raiz. “Acredito que a música feita com a viola é o grande movimento musical do Brasil atual, que mesmo paralelo à grande mídia, no fundo sem grandes pretensões, preserva a viola tradicional respeitando sua história rural brasileira e usa seu verdadeiro sotaque pra construir a música atual”, complementa o violeiro.

Continua após a publicidade

Ituiutaba é a décima terceira cidade a receber a 2ª edição do Circuito Syngenta de Viola Instrumental que começou na cidade de Itápolis em agosto em 2012. Na edição anterior o circuito passou por cidades como: Vitória (ES), Paulínia (SP), São Paulo (SP), Uberlândia (MG) Campo Grande (MS), Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Holambra (SP) e Sertãozinho (SP) sempre reunindo grandes nomes do gênero a convite de Levi Ramiro. Para esta apresentação o violeiro de longa data presenteará o público com clássicos da viola como Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira) e Malandrinho (Tião Carreiro), além de suas próprias composições: Barroquinha e Vaquejada.

Para mais informações sobre a Syngenta e o evento, entre em contato com [email protected] Se desejar saber mais sobre o Circuito Syngenta de Viola, acesse: http://www.circuitosyngentadeviola.com.br.

Sobre Levi Ramiro. Natural de Uru (SP), hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão tem sua trajetória marcada inicialmente pelo violão que o acompanhou nas primeiras composições e nos primeiros festivais. A partir de 1995, adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana. Em 2004, participou do primeiro grande Festival de Música Instrumental para Viola, promovido pela Syngenta, ficando entre os 16 finalistas.

Sobre Rodrigo Delage:

Nascido em Belo Horizonte, porém tendo morado em algumas cidades do interior, dentre elas Pirapora, surge das barrancas do velho Chico, onde desde pequeno navegava por entre peixes, lendas e estórias, a paixão pela viola caipira. Sempre viajando pelos rios São Francisco, Das Velhas, Urucúia, ele ouve “causos”, grava paisagens, escuta e observa bichos, e traz tudo isso para o universo da viola.

Tendo influência de violeiros de todo país, principalmente dos mineiros, começou aprendendo violão e passar à viola foi um pulo. Autodidata, ele estuda viola vendo e ouvindo violeiros, em busca de sua própria pegada. Seus toques falam de bichos, rios, e “causos”, estando sempre ligados ao sertão, ao mato, ao rio e às tradições populares daqueles que neles vivem.

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 28.000 funcionários em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse www.syngenta.com

Serviço:

Circuito Syngenta de Viola Instrumental – Ituiutaba

Data: 12 de setembro

Horário: 20h00

Onde: Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade

Endereço: Rua Mauro Marques de Sá, 44 – Bairro Universitário – Ituiutaba

Mais informações: (34) 3296-8013


Comments are closed.