SemanaIdoso-22Set2014 (4)

CAPINÓPOLIS – “Temos que comemorar o sucesso dos programas de apoio aos idosos que ajuda a mantê-los motivados, com saúde e muita disposição para obter a qualidade de vida que merecem na terceira idade”. A frase foi dita pela prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac durante a Semana do Idoso, promovida pela Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras – Centro de Referência em Assistência Social e Grupo Conviver.

Continua após a publicidade

Um dos eventos que marcou a semana foi a palestra proferida pelo técnico e educador Físico,  André Teodoro,  realizada na última quarta-feira no Centro de Apoio ao Idoso.

O tema abordado na palestra foi “A Importância do Esporte na Terceira Idade e Envelhecer com Sabedoria”. “Estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com os idosos do Grupo Conviver, levando-os para a quadra toda segunda-feira, ensinando para eles um pouco da modalidade esportiva, dentro de suas capacidades e limitações”, disse a coordenadora do projeto, educadora Física, Adriana Neves.

“Não há idade para aprender, e a atividade física, a prática do esporte deve estar presente na vida das crianças e dos idosos, respeitando sempre os seus limites e é claro, tendo sempre um acompanhamento médico”, reforça André Teodoro.

Para os especialistas, com a chegada da terceira idade, a capacidade física do corpo humano sofre muitas alterações. A redução da resistência e da força muscular são algumas delas. Mas isso não é motivo para se acomodar e achar que não é possível fazer muito esforço e praticar esportes. Ao contrário, nessa fase da vida é ainda mais importante manter o corpo em movimento, respeitando as suas novas condições e limitações. São inúmeros os benefícios que as atividades físicas trazem para a saúde, tanto para o estado físico quanto para o mental e psicológico.

“Esse é um projeto piloto, para que em breve possamos levar para os outros idosos dos outros PSF’s a prática do esporte e no futuro, porque não fazer uma competição entre eles. Esse é o nosso objetivo, fazer com que eles se exercitam de uma forma um pouco diferente através do esporte adaptado”, completou Adriana Neves Pereira.


Comments are closed.