Orientação levada aos PSFs previne diarreia
Orientação levada aos PSFs previne diarreia


CAPINÓPOLIS –
Orientação às mamães e até mesmo aos profissionais da área da saúde quanto aos cuidados para prevenir a diarreia foi o tema de um trabalho desenvolvido pela equipe de Vigilância Sanitária de Capinópolis.

Orientação levada aos PSFs previne diarreia
Poliana Queiróz

O trabalho se deu por conta de um fato ocorrido em setembro desse ano, quando foi diagnosticado surto de diarreia no território do PSF São João, especificamente no Bairro Novo Horizonte, e por isso a equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde resolveu fazer essa palestra para esclarecer mais sobre o assunto.

“Quando foram feitas as notificações de diarreia, fomos em visita ao bairro para investigar o porquê do surto. Questionei o tipo de alimentação casa a casa, foi feita análise da água pela Gerência Regional de Saúde, onde no final concluímos que poderia ter sido viral”, disse a enfermeira Sanitarista, Poliana Queiróz.

Continua após a publicidade

Segundo ela, durante as visitas, foi observado a falta de informações da população sobre o que seria uma diarreia e a importância da hidratação que pode evitar casos de morte se a criança entrar em um quadro de desidratação, principalmente quando não tem as informações necessárias. Esse foi o motivo da capacitação com as agentes de Saúde, técnicas de Enfermagem e enfermeiras dos 5 PSFs de Capinópolis que são porta de entrada nas casas das famílias de Capinópolis, onde levarão essas preciosas informações”, avalia Poliana.

Ainda de acordo com a VISA, um quadro de diarreia é quando se tem de três a mais evacuações no mesmo dia sendo estas líquidas ou não; desidratação a criança apresenta olhos e fontanelas fundos e a língua e/ou boca completamente seca. “É muito importante uma alimentação saudável, bastante líquido e o aleitamento materno é uma arma muito poderosa contra a desidratação no caso de recém nascidos”, completou Poliana Queiróz.

 


Comments are closed.