(esq) Ana Cláudia Fonseca e Simone Dantas
(esq) Ana Cláudia Fonseca e Simone Dantas

CAPINÓPOLIS – Exames de auto avaliação, atenção aos sinais do corpo. Essas são orientações básicas repassadas pelos médicos às mulheres na prevenção ao câncer, especialmente o de mama.

Continua após a publicidade

O tema que reforça o Outubro Rosa em Capinópolis está sendo levado a todos os PSFs, e aos grupos de trabalho, como o Hiperdia e Gestantes.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, durante o mês foi reforçado o trabalho de agendamento de exames para as mulheres em todos os PSFs, e no dia 31 de outubro, a SMS estará com uma programação especial, encerrando as atividades do Outubro Rosa, onde será realizado na Câmara Municipal o evento de encerramento, às 19h, com uma importante palestra de orientação sobre os temas Câncer de colo de útero e mama, além do preenchimento de pedidos de mamografia e preventivos. A palestra será proferida pela ginecologista e obstetra, Dra. Natália Camardeli Prates.

Além do evento marcado para o próximo dia 31, o tema também será abordado nas reuniões marcadas para essa semana nos PSFs:

23/10 – 8h – Hiperdia – PSF Ideal;

24/10 – 7h30 – Hiperdia Rural – PSF São João;

24/10 – 8h – Hiperdia – PSF Semíramis (Avenida 103).

Também estão sendo preparadas ações para o próximo dia 25, Dia Nacional de Saúde Bucal, onde a equipe do Programa de Saúde Bucal, também tem feito um importante trabalho na prevenção de combate ao câncer de boca.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

O objetivo maior do trabalho neste mês é o de Divulgar informações sobre câncer de mama; Abordar mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença; e Informar sobre benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.


Comments are closed.