arquivo
arquivo

CAPINÓPOLIS – Sempre na última quarta-feira de cada mês acontece em Capinópolis a reunião do Programa de Apoio à Gestante, que reúne no CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural, dezenas de gestantes inscritas no programa.

Continua após a publicidade

Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Ana Claudia Fonseca Coca, a reunião da próxima semana (29), será coordenada pela equipe do PSF São João, tendo como tema “Os Tipos de Parto”, onde os palestrantes estarão falando sobre as diferenças entre o Parto Normal e Cesariana, mostrando ás futuras mamães as vantagens de cada um deles. Além disso, o cuidado com o corpo, atividades físicas, alimentação adequada, também são temas frequentemente abordados como pontos importantes para uma boa gestação.

Tipos de parto será discutido com o Grupo de Apoio às Gestantes
Tipos de parto será discutido com o Grupo de Apoio às Gestantes

“É muito importante as gestantes participarem de todas as reuniões, inclusive com a presença do pai, pois eles recebem sempre orientações diferentes sobre vários assuntos que ajudam a oferecer qualidade de via à família durante e após a gestação”, reforça a secretária Simone Dantas.

O Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como benefício o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança, onde a mãe também recebe o benefício. Dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda última quarta-feira do mês no CATRU, onde as futuras mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião.


Comments are closed.