ConselhoCultural-28Out2014CAPINÓPOLIS – O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis reuniu-se no último dia 28, para tratar de assuntos importantes referente ao Patrimônio Cultural da cidade. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a presença dos conselheiros Iracilda Pereira Duarte, Zoraine Vilarinho, Júlia Alvarenga, Leiliene Maximiano, Janeir Parreira, Franciele Bizinoto e o técnico Cláudio Scarparo.

O conselho aprovou o novo cronograma de Inventário, que contempla para o ano de 2014 o Setor I da Zona Rural que já está com os inventários bastante adiantados e em fase de conclusão. Também o conselho referendou o tombamento da Praça João Moreira de Souza, cujo dossiê de tombamento está sendo atualizado para envio ao IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Continua após a publicidade

Após algumas considerações, os conselheiros aprovaram a demolição do prédio onde abriga a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, bem inventariado, por entender que o mesmo está com sua estrutura arquitetônica bastante danificada e que está oferecendo riscos aos funcionários e aos pedestres. Os conselheiros recomendaram que no novo prédio a ser construído tenha em suas dependências, um memorial referente ao prédio que abrigou a primeira sede da Câmara Municipal, e a primeira sede da Prefeitura Municipal.

Fechando a pauta, os conselheiros foram informados sobre o processo de levantamento das instalações elétricas da Praça João Moreira de Souza, que será revitalizada com instalações de luminárias com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. Para os conselheiros presentes, esta obra será um marco do avanço dos trabalhos de proteção do patrimônio cultural na cidade de Capinópolis, que têm recebido o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da prefeita Dinair Isaac.


Comments are closed.