CAPINÓPOLIS –
Estudantes de Capinópolis foram avaliados na última semana através do PROALFA e do SIMAVE/PROEB. As avaliações foram aplicadas nos dias 5 e 6 nas Escolas Municipais e Estaduais de Capinópolis.

O Programa de Avaliação da Alfabetização – PROALFA e o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE/PROEB, é um referencial para se conhecer de perto os resultados daquilo que vem sendo implantado para melhoria na educação pública.

Continua após a publicidade

O PROALFA(para os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental é uma avaliação amostral para os alunos do 2° e 4°ano do ciclo inicial de alfabetização nas escolas estaduais e municipais de Minas Gerais), e o SIMAVE/PROEB (para os alunos do 5° e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio).

reprodução / assessoria de imprensa
reprodução / assessoria de imprensa

O PROALFA é uma avaliação anual, pois mede os níveis de alfabetização dos alunos da rede pública de Minas Gerais além de permitir também que o Governo tenha instrumentos e dados para implementar ações eficazes. Já o SIMAVE/PROEB tem como objetivo avaliar também o desempenho dos alunos e o funcionamento das escolas públicas para subsidiar a tomada de decisão de natureza pedagógica e gerencial, para possibilitar a formulação e redefinição de políticas públicas na área da educação.

Além disso, a partir dos dados, é possível fazer uma análise do sistema educacional mineiro, com a produção de indicadores que servirão de base para a elaboração e reformulação do Plano de Desenvolvimento da Escola.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Iracilda Pereira Duarte, os índices apresentados nos últimos anos têm mostrado que Capinópolis está no caminho certo, e os investimentos em qualidade tem se transformado em resultados positivos no aprendizado por parte do aluno. “Quando falamos em educação nas escolas municipais, temos oferecido condição para que os profissionais da área cresçam, e com isso os maiores beneficiados são os alunos com um ensino de qualidade”, avalia.


Comments are closed.