Municípios da região se reúnem para discutir sobre a Ouvidoria Regional SUS
Municípios da região se reúnem para discutir sobre a Ouvidoria Regional SUS

ITUIUTABA – Representantes dos municípios da Regional de Saúde participaram nesta quinta-feira, 20, da 1ª reunião de capacitação da Ouvidoria Regional de Saúde, tendo a presença da técnica da Ouvidoria do Estado, Renata Alves.

O evento, que ocorreu no CEMAP, teve na abertura a presença da secretária municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social, Sônia Correa do Carmo, que destacou a importância da Ouvidoria em termos de informações do que está errado e os problemas do setor que merece a atenção do gestor. “É um espaço democrático, mas é muito bom quando as pessoas que levam reclamações e sugestões possam ser contatadas pelo setor, buscando aprofundar no problema e dar uma melhor solução”, disse.

Continua após a publicidade

O coordenador Geral da Ouvidoria Regional da Saúde, Gladiston Pires disse que a partir de agora todos os municípios da região já podem utilizar os telefones 136 ou 162 para registrar suas demandas, seja ele reclamação, denúncia ou sugestões. “Cada município da região tem agora os eu interlocutor na Ouvidoria, e esses telefones já estão à disposição dos usuários em todas as cidades”, disse.

Além dos telefones 136 e 162, os usuários também podem enviar suas reclamações ou sugestões por e-mail para [email protected]ituiutaba.mg.gov.br ou mesmo pelo 0800-940-5700.

Para Renata Alves, da Ouvidoria do Estado, a regionalização, levando para o interior uma central de atendimento, ou seja, as Ouvidorias Regionais, amplia a possibilidade e democratiza essa participação do cidadão, além de contribuir com essas informações para uma melhor estruturação na gestão da saúde. “As informações servem para que as equipes de Gestão e Planejamento das Prefeituras possam criar políticas públicas que dê solução, diante os problemas registrados, como o que já ocorre hoje no trabalho desenvolvido pela equipe da Ouvidoria em Ituiutaba”, comentou.

Fazem parte da Ouvidoria Regional de Saúde os municípios de Ituiutaba (sede), Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória.

A reunião também teve a participação da Ouvidora do município de Ituiutaba, Kellen Cristina, e ainda dos representantes dos municípios da região: Flávia Viali e Clera Cleandra – Ituiutaba, Nelso Freitas – Campina Verde, Ana Carla Lopes – Canápolis, Isabella Cristina Borges – Capinópolis, Jaqueline Ângela – Centralina, Jussara Queiroz – Gurinhatã, Luciene Aparecida – Ipiaçu e Cristiane Aparecida – Santa Vitória.


Comments are closed.