coletiva de imprensa
coletiva de imprensa

CAPINÓPOLIS – A assessoria de Comunicação da Copasa enviou à imprensa no final de semana uma nota onde a nova direção da Copasa pede à população uma redução de 30% no consumo de água.

 Segundo a nota, a presidente da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, anunciou na quinta-feira, 22 de janeiro, o risco real de desabastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em cidades de outras regiões do Estado, como o caso de Capinópolis. Levantamento realizado pela nova diretoria da empresa, empossada na tarde do último dia 16 de janeiro, mostra uma situação crítica do sistema de abastecimento de água nos municípios atendidos pela empresa.

 O relatório, elaborado em caráter de emergência por determinação do governador Fernando Pimentel, também deixa claro que o governo anterior tinha conhecimento da situação, mas não tomou medidas necessárias para evitar o comprometimento do abastecimento. Mesmo com a estiagem prolongada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o governo anterior optou por manter a distribuição de água para a população em níveis estáveis nos últimos dois anos.

Continua após a publicidade

 Na nota enviada à imprensa fica claro a preocupação com a Região Metropolitana de Belo Horizonte, contudo, desde o ano passado já havia o estudo feito na região de Capinópolis que mostrava a situação de preocupação, aumentada diante a falta de chuvas em dezembro e janeiro, o que leva a um risco de racionamento de água no segundo semestre, visto o não aumento da vasão no leito dos córregos que abastecem o município.

 Em Capinópolis, a prefeita Dinair Isaac cobrou da empresa um relatório da atual situação e através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente já começa a adotar algumas medidas de economia de água. “Esperamos um posicionamento por parte da Copasa e que nos apresente um relatório com um estado mais amplo, diante daquilo que já foi discutido no ano passado sobre os riscos”, disse a prefeita.

 Copasa

A Copasa é a empresa de saneamento básico do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma empresa pública de capital aberto que atua prestando serviços abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios onde detém a concessão. Atualmente ela atende com serviços de abastecimento de água a 635 municípios, abrangendo uma população de 14,7 milhões de pessoas.


Comments are closed.