Gestantes-28Jan2015

CAPINÓPOIS – Um trabalho desenvolvido, com ótimos resultados, pela Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis, por intermédio da Atenção Básica Primária, o Programa de Apoio às Gestantes, que tem sempre na última quarta-feira de cada mês reunião no CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural, que na última semana contou com dezenas de gestantes inscritas no programa.

 A primeira reunião de 2015 ocorreu no último dia 28, sendo coordenada pela equipe do PSF Osvaldo Prado. “São reuniões importantes para que mamãe e bebê possam ter qualidade de vida e saber agir corretamente em todos os casos”, avalia a coordenadora do PSF, enfermeira Vanessa Guimarães.

Continua após a publicidade

 Na reunião as gestantes puderam acompanhar duas palestras, sendo a primeira com a nutricionista Dulcelina Mendes, que abordou sobre “Alimentação Saudável”, e em seguida a fisioterapeuta Marcilene Cruz, falando sobre “Atividade Física” na gestação.

Gestantes-28Jan2015d

 Trinta gestantes participaram dessa reunião e ouviram tudo sobre qualidade de vida e o quanto a alimentação correta, nutritiva e saudável pode fazer bem à sua gestação e ao futuro do bebê. As atividades físicas também ajudam a manter a forma e a melhorar a condição para um parto normal, temas que fazem parte do dia a dia de uma gestante.

Participantes da reunião
Participantes da reunião

O Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como benefício o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança, onde a mãe também recebe o benefício. Dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda última quarta-feira do mês no CATRU, onde as futuras mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião.


Comments are closed.