in

Exposição de videoarte ‘Espectador em Trânsito’ chega a Uberlândia

Caroline Aleixo

Obras promovem interação com o público por meio de projeções e telas televisivas (Foto: Priscilla Àzara)
Obras promovem interação com o público por meio de projeções e telas televisivas (Foto: Priscilla Àzara)

A interação do público com a arte não estática está sendo promovida em Uberlândia por meio da exposição itinerante “Espectador em Trânsito”, que ocorre até o dia 22 de março na galeria do Sesc. Essa é a primeira vez que o espaço cultural recebe uma exposição de videoarte e que, segundo a analista de Arte e Cultura da entidade, Aryadne Amâncio, tem despertado curiosidade dos visitantes.

Ao todo são seis videoinstalações de quatro artistas-pesquisadores contemporâneos. As imagens se dividem entre pessoas, paisagens ou objetos em constante movimento cuja proposta é promover a participação do público com a arte tecnológica, que vem sendo disseminada no Brasil desde os anos 70.

De acordo com Aryadne, as obras apresentam um conceito do estilo contemporâneo moderno. As projeções e as telas de “Espectador em Trânsito” interagem a todo o momento com o público, uma vez que se complementam por meio do olhar do visitante. “A ideia é que o público esteja entrando dentro da obra, percebendo essa interação e sendo um complemento às imagens. A obra passa a ser a vivência de quem a percebe”, disse.

André Parente, Luciano Mariussi, Gisella Motta e Leandro Lima são os nomes dos artistas que estampam criatividade na exposição. Depois de passar pela capital mineira e por Teófilo Otoni, Uberlândia encerra a itinerância da exposição pelo estado de Minas Gerais. As obras ficarão expostas até o dia 22 de março com entrada gratuita de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

A analista comentou que a aceitação pelas obras tem sido bastante positiva com apenas uma semana aberta para visitação. Além de receber o público em geral, a expectativa é proporcionar a experiência para cerca de 1.000 alunos das redes pública e privada de ensino. “Não deixa de ser uma novidade. Muitas pessoas ficam muito surpresas com o que veem e comentam sobre a beleza e inovação da exposição. Tem sido muito interessante”.

A Galeria do Sesc Uberlândia fica na Rua Benjamin Constant, 844, no Bairro Aparecida. Os interessados em fazer agendamentos para maior número de pessoas podem entrar em contato com a instituição pelo e-mail [email protected]  ou adquirir mais informações sobre o evento pelo telefone (31) 3304-1200.