Uberlândia-MG vai ser palco da maior orquestra de violeiros do mundo

orquestra de violeiros

O município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, terá uma grande oportunidade de fazer parte do livro dos recordes mundiais – o Guinnes Book, com destaque para a cultura típica do interior de Minas Gerais. Um grupo de artistas da região pretende reunir, no dia 07 de fevereiro, na Arena Multiuso Sabiazinho, mais de mil violeiros para participar do projeto “Maior orquestra de violeiros do mundo”, que faz parte da programação da 10ª Semana da Cultura Popular e do 3º Seminário de Economia da Cultura, que serão realizados, entre os dias 03 e 07 de fevereiro, na cidade.

 Segundo um dos organizadores do evento, músico, produtor e compositor, Tarcísio Manuvéi, a expectativa é a melhor possível. “Há semanas estamos trabalhando em cima do objetivo de reunir os violeiros para esse projeto. Realizamos várias visitas às cidades vizinhas, conhecemos muitos artistas, promovemos ensaios abertos ao público, enfim, mobilizamos grande parte da população de toda a região para esse momento tão esperado. Acredito que será um evento de sucesso e estamos muito empenhados para que isso aconteça”, comentou.

 A inspiração para a criação do projeto foi baseada em um grupo de sanfoneiros do sul do país que reuniu 350 pessoas e mobilizou a população em torno da cultura popular local.

 Em Uberlândia, os integrantes da orquestra aproveitarão o momento para prestarem uma homenagem a um dos artistas mineiros mais respeitados em todo o Brasil, o saudoso Pena Branca. “Uma grande oportunidade de recordamos a história desse músico que ainda inspira crianças, jovens e adultos, e que deixou uma marca importante na nossa trajetória cultural”, reflete Tarcísio Manuvei.

 O evento

 A 10ª Semana da Cultura Popular e o 3º Seminário de Economia da Cultura são apresentados pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU com produção das produtoras Balaio do Cerrado e Viola de Nois, e promoção da TV Integração. Os eventos serão realizados entre os dias 03 e 07 de fevereiro, em Uberlândia.

 Apresentações musicais, oficinas de catira, espetáculo de teatro e mesas redondas para debates com a participação de convidados de peso nos meios artístico e cultural fazem parte das atividades que serão realizadas no Center Convention e nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, Oficina Cultural e Arena Sabiazinho.

 O objetivo dos eventos é movimentar o setor cultural para que ele saia da atual realidade de iminente colapso do financiamento público.

 Serviço:

 O quê? 10ª Semana da Cultura Popular e 3º Seminário de Economia da Cultura

Quando? 03 a 07 de fevereiro de 2015

Onde? Uberlândia – MG (Center Convention, UFU, Escola Livre do Grupontapé de Teatro, Oficina Cultural e Arena Sabiazinho)

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após 29 anos, Xuxa deixa a Globo e acerta contrato com a rede Record

PM de Capinópolis recebe nova viatura para patrulhamento urbano e rural