in

Capinópolis fecha mutirão e convoca população a fazer a sua parte

ReuniaoDengue-18Abr13 3
Capinópolis fecha mutirão e convoca população a fazer a sua parte CAPINÓPOLIS


CAPINÓPOLIS –
A Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Equipe de Controle de Endemias e Vetores encerrou no final de janeiro ao Mutirão de Limpeza de Capinópolis, mais uma etapa no combate à Dengue e Febre Chikungunya.

 Esse trabalho foi reforçado visto o aumento no número de notificações no final do ano passado e início desse ano. Para se ter uma ideia, em dezembro foi encerrada uma Gincana junto ás escolas públicas, onde foram retirados pelos alunos, 10 caminhões de lixo dos quintais residenciais, e o Mutirão encerrado em janeiro retirou outras dezenas de caminhões, mostrando que a população não tem feito sua parte.

 Na última semana, pessoas usando de irresponsabilidade em redes sociais alertava a outras pessoas que moram fora da cidade para não virem para o carnaval por conta do número elevado para casos de Dengue no município, contudo, em momento algum orientou as pessoas sobre o trabalho que já foi feito para combater a proliferação dos focos de larvas do mosquito transmissor.

 Alarmar com irresponsabilidade sem saber o que está acontecendo é no mínimo faltar com respeito a mais de 16 mil pessoas que vivem no dia a dia na cidade, comentam agentes que trabalham no dia a dia no combate à Dengue.

 A pouca chuva, e o espaço de tempo entre as ocorrências de chuva contribuiu para o crescimento dos focos de lavras, pois a água fica empossada por alguns dias. “A Dengue não é responsabilidade somente da Prefeitura ou dos Governos, pois mais de 90% dos focos estão dentro das residências, nos quintais, e isso é de responsabilidade de cada morador, e cada um deveria fazer a sua parte para combater a doença”, comentou o supervisor de Equipe José Antonio Costa.

 A secretária municipal de Saúde, Simone Dantas se reuniu nesta semana com a Equipe de Controle de Vetores e Endemias para traçar um planejamento para ampliar o combate à Dengue, e que na próxima semana estará divulgando os números oficiais de casos de Dengue já confirmados este ano e nos anos anteriores. “A maioria das notificações registradas para Dengue não são confirmadas, e trabalhamos de forma responsável e com números confirmados pelo Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde”, disse Simone.