in

Curto período de chuva desse ano aumenta casos de Dengue na região

Curto período de chuva desse ano aumenta casos de Dengue na região
Curto período de chuva desse ano aumenta casos de Dengue na região

CAPINÓPOLIS – De dezembro pra cá o volume de chuva na região foi pouco, e em curtos períodos, contribuindo e muito para o aumento de notificações de suspeitas de Dengue na região do Pontal, o que não tem sido diferente também em Capinópolis.

 A preocupação foi apresentada pela educadora em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Amélia Francisca, que vê os mesmos erros cometidos pela própria população, semana após semana. “Retiramos 10 caminhões de lixo e entulho dos quintais numa gincana com os estudantes no final do ano passado, e no mutirão de limpeza feito em janeiro foram mais 40 caminhões, não dá para entender o porquê a população não quer ajudar”, desabafa Amélia.

 A Equipe de Controle de Vetores tem feito um amplo trabalho de visitas pela cidade e sempre que retornam nas residências já visitadas os problemas são os mesmos. “As pessoas estão brincando com uma coisa séria, e elas deixam de zelar pela sua própria casa para depois jogar a culpa no poder público, sendo que a Dengue é um problema de todos”, comentou o supervisor de Equipe, José Antonio Costa.

 Para a comunidade de uma forma em geral, a Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração e algumas ações importantes neste período de chuvas, onde todos devem contribuir no controle da dengue, eliminando os criadouros do Aedes aegypti, da seguinte maneira: cobrindo ou furando pneus; usando areia grossa em pratos de vasos de flores; ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água; virando de boca para baixo garrafas vazias; tampando as caixas de água, etc.