Capinópolis tem quase 200 casos de dengue confirmados em 2015, contra 10 registrados em 2014 no mesmo período

Lixo jogado às margens da estrada / Foto: Paulo Braga
Lixo jogado às margens da estrada / Foto: Paulo Braga

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Um grande surto de dengue vem apavorando a população de Capinópolis. Somente neste início de ano, já são quase 200 casos confirmados de dengue, contra 10 registrados no mesmo período em 2014.

Simone Dantas - Secretária de Saúde
Simone Dantas – Secretária de Saúde / Arquivo

Segundo a secretária de Saúde, Simone Dantas, uma ação conjunta entre população e poder público devem ser desenvolvidas com eficiência – “Não basta a prefeitura fazer sua parte se a população não colaborar. Além dos cuidados para evitar água para em vasos de plantas, comedouros de animais, latas, tampas e sacolas plásticas, o cidadão deve estar atendo à outras questões, onde até proprietários de casas de aluguel que se encontram desocupadas, devem ficar atentos até com a água parada no vaso sanitário, local propício para proliferação do mosquito”, disse a secretária à reportagem do Tudo em Dia.

De acordo com estatísticas da secretaria de saúde, no ano passado foram removidos cerca de 10 (dez) caminhões de entulhos de quintais em toda cidade durante o mutirão de limpeza, em 2015 o número saltou para 40 (quarenta) caminhões. Em 2014, o índice de focos do mosquito era inferior à 1%, atualmente supera os 3,8%.

O aumento do índice de casos de dengue assustou a secretaria de Saúde, que convocou uma força tarefa para combate a doença e uma equipe composta por 23 (vinte e três) agentes, vinda de Belo Horizonte, esteve em Capinópolis para dar apoio durante o mês de Fevereiro e o início de Março. O carro “fumacê”, que faz ronda diárias, deve permanecer na cidade até o final desta semana.

Como saber se é dengue

Possuir no mínimo mais dois dos sintomas seguinte
  • Dor de cabeça;
  • Dor no fundo dos olhos;
  • Dor muscular: dor por todo corpo;
  • Dor nas articulações;
  • Cansaço fácil: já acordar cansado;
  • Pintinhas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira.

A dengue é uma doença que pode levar à morte  e em casos de suspeitas da doença, analgésicos à base de ácido acetil salicílico devem ser evitados por risco de hemorragias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Extremistas do Estado Islâmico degolam quatro acusados de homossexualidade

Mais um equipamento de acessibilidade é instalado em Ituiutaba