Gestantes tem reunião nesta quarta-feira em Capinópolis

Gestantes tem reunião nesta quarta-feira
Gestantes tem reunião nesta quarta-feira


CAPINÓPOLIS –
O Programa de Apoio às Gestantes tem mais uma importante reunião na manhã desta quarta-feira, 25, no CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural. A reunião faz parte de uma ação preventiva que visa dar orientação e acompanhamento a dezenas de gestantes inseridas no projeto.

 Segundo a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Claudia Fonseca, todos os meses acontece a reunião, que começa com a aferição de pressão, medição da barriga, dentre outras informações necessárias, além de uma palestra de orientação, como nesta quarta-feira, o tema será “Transformações Corporais e Emocionais na Gestação”, cujo evento terá a coordenação da equipe do PSF São João.

Gestantes tem reunião nesta quarta-feira
Gestantes tem reunião nesta quarta-feira

Para os especialistas, o assunto a ser abordado é importante para as futuras mamães, principalmente na percepção das transformações corporais e a convivência com as mudanças no corpo, os sentimentos e sensações na vida sexual durante a gestação, além de imaginar o corpo e a sexualidade após a gestação.

 “É muito importante não só as futuras mamães estarem participando dessas reuniões, como também os futuros papais, que além de receber a orientação, auxiliam no trabalho em casa quando o bebê chegar”, avalia a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, que sempre acompanha de perto o trabalho das equipes do PSF.

 O Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como benefício o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança, onde a mãe também recebe o benefício. Dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda última quarta-feira do mês no CATRU, onde as futuras mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Reuniões preventivas em março chamou a atenção para alimentação saudável

Secretária de Saúde de Ituiutaba acompanhou ação de vacinação contra HPV