Comissão aprova criação do curso de Medicina da UFU em Ituiutaba
Comissão aprova criação do curso de Medicina da UFU em Ituiutaba

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu mais um passo rumo à implantação do curso de graduação em Medicina no Campus Pontal, em Ituiutaba. A Comissão responsável por fazer o estudo de viabilidade aprovou a criação de mais uma graduação. A resolução foi formalizada nesta quarta-feira, 01/04, em reunião realizada entre representantes da UFU, da Prefeitura de Ituiutaba, da Associação Comercial de Ituiutaba e do Conselho Municipal de Saúde de Ituiutaba.

 O resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para dar andamento à solicitação do novo curso. Desde 2013 a UFU pleiteia o curso de graduação em Medicina no Campus Pontal.

 Rosuíta Frattari, presidente da Comissão e professora da Faculdade de Medicina da UFU, explica que o cenário é favorável, devido à necessidade de formação de novos profissionais. “As políticas públicas estimulam as universidades a criarem novos cursos de Medicina”.

Continua após a publicidade

 O reitor da UFU e médico, Elmiro Resende, afirma que no país há carência de médicos e sinaliza que o papel da universidade é desenvolver projetos a partir das necessidades da sociedade. “Nossa contribuição será na formação de recursos humanos na área e atende uma reivindicação da cidade”.

 O prefeito de Ituiutaba e médico, Luiz Pedro Correa do Carmo, vê com expectativa a possibilidade de criação do curso de Medicina na cidade e pondera que a administração municipal dará apoio logístico e político para a instalação da nova graduação na cidade. “O curso de Medicina é expoente em toda universidade, com isso estaremos reforçando e ampliando a UFU, que já é uma grande conquista para Ituiutaba”.

 Caso a sinalização do MEC seja positiva, os próximos encaminhamentos serão vinculados ao estudo do projeto pedagógico, a estrutura necessária para implementação, a quantidade de vagas que serão oferecidas e a pesquisa sobre o sistema de saúde da cidade. A intenção é criar o curso de graduação em Medicina e oferecer a possibilidade do profissional realizar a Residência Médica em Ituiutaba.


Comments are closed.