CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A eficiência do sistema de segurança pública municipal vem sendo pauta em grandes redações de conceituados veículos de comunicação de todo o país. Com o aumento do combate à criminalidade em grandes centros, muitos bandidos buscam as pequenas cidades para cometer atos criminosos, exigindo cada vez maior de efetivo e maquinário.

O vereador Caetano Neto da Luz (PPS/MG) solicitou por meio de ofício que o Deputado Arnaldo Silva (PR/MG) interceda junto ao Comandante Geral da Polícia Militar, à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e à Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, no sentido de que seja aumentado o efetivo da Polícia Militar no Município de Capinópolis – “Hoje, o efetivo da PM em Capinópolis é de apenas 15 Militares, menos de 1 policial para cada mil habitantes. Ainda temos o agravante quando há folgas, férias e até afastamento por alguma enfermidade” disse o vereador. O ofício também solicita que sejam destinados novos veículos para comporem a frota de viaturas, garantindo um patrulhamento eficiente no Município – Parte da fronta atual está sucateada.

Viatura está sem condições de uso
Viatura está sem condições de uso

O vereador, que busca formas eficientes de contribuir com a sociedade capinopolense, apresentou indicação para que seja criada a “Patrulha Comercial”, que tem o objetivo de garantir a segurança do cidadão e de empresas como agências bancárias, supermercados, farmácias e postos de gasolina que mantém um atendimento ao público em horários diferenciados.

(esq) Paulo Amaral, Caetano Neto e Arnaldo Silva durante visitas à capital mineira Belo Horizonte em Março de 2015 / arquivo
(esq) Paulo Amaral, Caetano Neto e Arnaldo Silva durante visitas à capital mineira Belo Horizonte em Março de 2015 / arquivo
Continua após a publicidade

“Este tipo de patrulha já vem sendo implantado com muito êxito em algumas cidades, garantindo efetivamente a segurança de empresa e principalmente, do cidadão trabalhador. Muitos meliantes ficam esperando a oportunidade para efetuar um assalto, aqui em Capinópolis já tem acontecido casos”, disse o vereador Caetano.

A instalação de uma guarita na Praça João Moreira de Souza também foi sugerida, já que há um grande aumento de usuários de entorpecentes no local durante a noite. A praça é um ponto de referência para a família capinopolense, mas a ação de pessoas em atitudes ilícitas, geralmente ligadas ao uso e tráfico de drogas vem afastando as famílias do local.


Comments are closed.