Naia Fontoura
Naia Fontoura

CAPINÓPOLIS – A Secretaria Municipal de Saúde está mudando a forma de atendimento Odontológico no PSF Otávio Bernadelli, no Bairro São João. A mudança tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores da região ao Programa de Saúde Bucal. Só nos primeiros três meses deste ano, foram mais de 1.300 atendimentos feitos no PSF, em termos de consultas e procedimentos odontológicos.

 Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Naia Cardoso Fontoura, o agendamento será feito diariamente no horário de funcionamento da Unidade. “Como esse agendamento será feito pela própria Equipe de Saúde Bucal, pedimos apenas que os interessados aguardem o intervalo entre os pacientes que estiverem sendo atendidos no momento”, disse.

 Quanto aos casos de “urgência”, serão atendidos prontamente, e nos demais casos será feita uma Classificação de Risco em Saúde Bucal e de acordo com a grau de necessidade, serão priorizados os atendimentos. A Classificação de Risco seguirá os seguintes critérios:

  • Quadro agudo com necessidade de atendimento imediato.
  • Quadro clínico subjetivo com necessidade de atendimento no mesmo dia.
  • Quadro que pode ser agendado para outro dia.
  • Não clínico, apresentando necessidades de orientação.
Continua após a publicidade

Segundo o cronograma de trabalho na demanda programada serão agendados cinco pacientes no período matutino e cinco pacientes no período vespertino, de segunda a sexta-feira. Já na demanda espontânea, a Equipe estará pronta para atender os casos de urgência, que serão avaliados pela cirurgiã-dentista e encaminhados para o atendimento imediato.

 O Levantamento do Atendimento Odontológico do PSF Otávio Bernadelli no ano de 2015 mostra que de janeiro a março foram feitos um total de 425 atendimentos ou consultas no Consultório Odontológico; 921 procedimentos Clínicos; e 300 procedimentos de Prevenção.

 No PSF atuam as equipes: Atendimento clínico: cirurgiã Dentista Dra. Eva Aline Queiroz da Silva, e ASB Adriene Aparecida Martins; Atendimento na área de Prevenção:  ASB Queli Cristina Gomes de Carvalho.


Comments are closed.