O deputado federal Weliton Prado, da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, tem cobrado diariamente do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) celeridade na execução das obras nas Rodovias Federais que cortam Uberlândia e Região. O parlamentar também se reuniu com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que se comprometeu a priorizar a liberação de recursos para a realização das obras questionadas pelo deputado. “A pressão terá que ser grande. Muitas obras estão ainda sem recursos disponíveis e com projetos ainda sendo revistos, sem previsão de serem iniciadas. Há intervenções que estamos cobrando que saia do papel há mais de um ano e meio e não há previsão de serem iniciadas ainda”, destacou Prado.

BR-365

A obra está divida em 4 lotes, além das obras consideradas artes especiais. Alguns trechos já foram concluídos e outros estão ‘‘emperrados’’ com licitações fracassadas ou falta de recursos.

Continua após a publicidade

Xapetuba – No entroncamento com a MG-452, na região de Xapetuba, a ponto do Rio das Pedras está concluída, contudo, o processo licitatório para a conclusão das obras fracassou. O contrato havia sido celebrado com a empresa TEC (Técnica de Engenharia Catarinense Ltda) e foi rescindido por não cumprimento por parte da contratada. O DNIT já realizou 3 certames licitatório para tentar contratar outra empresa para dar continuidade às obras, sem sucesso. Segundo o Ministério dos Transportes a expectativa é de republicação do edital por RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas) até o fim deste mês de maio. O Ministério dos Transportes se comprometeu com o deputado Weliton Prado a fazer republicação do edital por RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas) até o fim deste mês de maio, apesar de o DNIT afirmar que está em fase de revisão dos projetos e orçamentos e deve lançar um novo edital de concorrência em 90 dias. O deputado solicitou a liberação de recursos urgente para a realização da licitação e das obras.

Trevão (Entrocamento com a BR-153) – As obras de duplicação, incluindo o melhoramento para a adequação da capacidade e segurança na rodovia está em andamento com 55% dos serviços concluídos. A previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro, segundo o Ministério dos Transportes. Já o DNIT acredita que os serviços podem ser entregues até setembro.

Perímetro urbano de Uberlândia São 6 obras que compreendem transposições e passagens inferiores fazendo a ligação de bairros, demolições e a reconstrução dos viadutos da Avenida Monsenhor Eduardo e da rua Rio Grande do Sul sobre a BR e a construção da trincheira do trevo Osvaldo Oliveira, previstas no Lote 4.4. Inicialmente as obras estavam sendo executadas pela empresa Araguaia Engenharia Ltda, que paralisou as atividades em 2014 e pediu a rescisão dos contratos. A rescisão contratual já foi concluída e a continuidade das obras será de responsabilidade da Construtora Gomes Lourenço Ltda. O DNIT tem uma expectativa de retomada das obras em 60 dias. Weliton Prado cobrou do Ministério a liberação dos recursos que impedem o início das obras.

Trincheira do bairro Taiaman – Além de depender da disponibilidade de recursos para que seja realizada a licitação, os projetos ainda encontram-se em revisão. “É uma situação de indignação e revolta. A obra já deveria ter sido concluída e sequer saiu do papel ainda. E para piorar, o processo foi suspenso em outubro de 2013, por ‘uma falha técnica no projeto inicial’. Sem o início das obras, as intervenções já feitas no local só pioraram a segurança dos moradores e motoristas”, criticou Weliton Prado.

BR-050

Construção da passagem inferior na Avenida Amazonas – Projetos em revisão e sem recursos disponíveis.

BR – 154

Trecho que liga Ituiutaba a Campina Verde – Prevista no PAC, após as gestões do deputado Weliton Prado junto à Presidenta Dilma e a Ministra do Planejamento, a obra está em andamento e com 35% dos serviços concluídos.


Comments are closed.