Hanseníase tem ação preventiva em Capinópolis
Hanseníase tem ação preventiva em Capinópolis

A Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde fez uma parceria importante para o trabalho de combate e prevenção à hanseníase.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da SMS, Maria Nazaré Costa, fez uma parceria com a Unidade Mista de Saúde Ituiutaba, para o encaminhamento dos pacientes que necessitam de atendimento no setor de Hanseníase. “É feita uma busca ativa em todas as Unidades de Saúde antecipadamente e pré-agendadas as consultas e exames que são realizadas a cada dois meses pelos profissionais que se deslocam até o município com o intuito de facilitar o atendimento a esses pacientes que precisam do acompanhamento, e evitando assim o deslocamento até Ituiutaba”, avalia Nazaré.

Continua após a publicidade

O atendimento será feito a cada dois meses na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Prado – PSF Recanto das Acácias, e o próximo agendamento será para o mês de agosto e o dia será marcado posteriormente de acordo com a agenda dos profissionais da Unidade Mista de Saúde de Ituiutaba. “Portanto, pacientes que necessitam de atendimento, procurar sua unidade de saúde e agendar a sua consulta”, disse a coordenadora.

O QUE É HANSENÍASE?

Hanseníase tem ação preventiva em Capinópolis

É uma doença infecciosa causada pelo mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, que se inicia após uma incubação muito lenta, por pequenas manchas despigmentadas e com diminuição da força muscular. A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas Unidades de Saúde e é gratuito.

A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.


Comments are closed.