Fermentação

Santa Vitoria, Triângulo Mineiro – A Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) iniciou, no dia 10 de junho, suas operações industriais. Com capacidade de processamento de 2,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o polo alcoolquímico mais moderno do Brasil produzirá até 240 milhões de litros de etanol por safra. O etanol produzido será do tipo hidratado, utilizado para combustíveis.

 “Estamos muito orgulhosos da nossa indústria. É um sonho de todos que de alguma forma acompanharam e participaram do processo de implantação, construção e agora de operação que está sendo realizado e vai trazer ainda mais prosperidade para a nossa região.”, comenta o gerente Geral da SVAA, Eide Garcia.

_MG_4365_1152x768

 O Parque Industrial da SVAA, que ocupa aproximadamente 210 hectares, está localizado na cidade do Pontal do Triângulo Mineiro que leva o mesmo nome da empresa. Considerada, atualmente, a mais automatizada indústria do setor sucroalcooleiro no país, a SVAA em sua primeira safra (2015/2016) irá colher mais de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produzir cerca de 200 milhões de litros de etanol hidratado que serão comercializados para o mercado de combustível.

_MG_4460

 Atualmente, a SVAA possui um quadro de funcionários de 1.180 colaboradores diretos, que atuam nas áreas Agrícola, Industrial e Administrativa da empresa. No período de safra, esse número chega a mais de 1.600. “Como parte das ações de sustentabilidade em prol do desenvolvimento econômico e social regional, no processo de recrutamento, nossa prioridade é a contratação da mão-de-obra local e dos municípios do entorno. Atualmente, mais de 80% dos funcionários contratados são da região”, explica Yoshinobu Watanabe, representante da Mitsui.

TECNOLOGIA E SEGURANÇA

A SVAA foi projetada com alto padrão tecnológico e de segurança, proporcionando um ambiente de trabalho seguro em relação ao meio ambiente, seus funcionários e à comunidade. “Utilizamos os mesmos padrões de segurança adotados pela indústria química, que é referência neste assunto. Sendo assim, temos a usina com o maior nível de automação e segurança do setor. Quase todas as operações são automatizadas, feitas por meio do Centro de Operações Industriais (COI), o que confere ainda maior segurança, eficiência e produtividade à planta. Para garantir a segurança das operações e dos nossos funcionários, ainda contamos com um completo sistema contra incêndios em todos os setores do Parque Industrial”, explica o gerente geral da SVAA.

 laboratório

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A preocupação da SVAA com o meio ambiente e sua preservação é levada em conta desde o início do processo de produção do etanol, ainda no campo.

Todos os procedimentos para a implantação dos canaviais são realizados de forma sustentável e alinhados às exigências legais ambientais. Uma das ações é o Programa de Reflorestamento, que prevê que a cada árvore suprimida, outras 10 mudas sejam plantadas nas Áreas de Preservação Permanente (APP).  Até o momento, a SVAA já plantou mais de 1 milhão de mudas de árvores na região. Em 2019, serão plantadas ao todo 2 milhões.

A colheita é 100% mecanizada, não há queima do canavial, o que ajuda na qualidade do ar. Para otimizar o uso e preservar os recursos naturais, toda água destinada ao abastecimento do Parque Industrial é tratada e reutilizada para a fertirrigação no campo.

 A energia fornecida que abastece todo Parque Industrial é gerada através do bagaço da cana. Já no final do processo, um dos principais diferenciais da SVAA está na tecnologia de armazenamento de Etanol que é feita em um tanque com membrana flutuante, o que reduz a emissão de vapores do Etanol estocado, eliminando possíveis impactos ao meio ambiente.

COMPROMISSO SOCIAL

Desde 2012, existe também, dentro da área operacional da SVAA, um viveiro de mudas nativas da região para fomentar tanto a proliferação de espécies de cana mais saudáveis quanto o reflorestamento local. O ambiente conta com capacidade para produção média de 500 mil mudas/ano. Além disso, a SVAA realiza palestras nas escolas e atividades de educação ambiental em trilha ecológica localizada dentro da área de reserva legal do Projeto Santa Vitória.


DEIXE UMA RESPOSTA