Conferência da Saúde aprova documento e elege Delegados em Capinópolis

Conferência da Saúde aprova documento e elege Delegados em Capinópolis
Conferência da Saúde aprova documento e elege Delegados em Capinópolis

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – As discussões em torno do que será a Saúde Pública nos próximos anos, foi tema da Conferência de Saúde em Capinópolis. O evento ocorreu no último dia 25, onde a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Capinópolis, se configurou como etapa municipal da 15ª Conferência Nacional de Saúde, no auditório da Câmara Municipal, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de saúde.

ConfSaudeCAPI-27Jun2015 (3)
Liliane Tannus

Segundo a presidente da Conferência, Maria Nazaré Costa, foram ministradas duas palestras, sendo a primeira com o tema “O que é o SUS?” – ministrada pela Prof. e Drª. , especialista em Gestão Pública, que em sua explanação fez um esclarecimento trazendo informações para que a população conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde em embasada nos princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado.

A segunda palestra como o tema ”Judicialização da Saúde”, foi proferida pela Dra. Maria Carolina Silveira Beraldo, Promotora do Ministério Público de Minas Gerais, que esclareceu sobre regras de como expressa reivindicações e modos de atuação legítimos de cidadãos e instituições, para a garantia e promoção dos direitos de cidadania amplamente afirmados nas leis internacionais e nacionais.

De acordo com a coordenação da Conferência, a Comissão Organizadora juntamente com os Delegados de Saúde eleitos, irão reunir as propostas aprovadas na Conferência Municipal de Saúde, para elaborar o relatório final da conferência, pois essas propostas serão norteadoras para as ações da saúde em Capinópolis nos próximos anos.

As propostas a nível estadual e federal elaboradas durante o evento baseadas em cada um dos sete eixos temáticos serão encaminhadas à Comissão Organizadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer na cidade de Belo Horizonte entre os dias de 1 a 4 de setembro.

ConfSaudeCAPI-27Jun2015 (1)
Dinair Isaac / prefeita de Capinópolis

Foram eleitos quatro delegados para representar a cidade na etapa estadual, de acordo com a paridade constada no regimento da 8ª conferencia estadual de saúde, sendo: 2 Usuários do SUS – Darcira Ana Patrícia e Cristiane Lino; 1 Trabalhador da Saúde – Advania Franco Vilarinho; e 1 Representante do Gestor – Mirlei Pereira Nunes.

A coordenadora da comissão e presidente do conselho Maria Nazaré, disse que o trabalho foi realizado com seriedade e comprometimento pela comissão organizadora e agora será elaborado o relatório final que será publicado em breve e também encaminhado à Comissão da Conferência Estadual.

Para Mirlei Nunes, a participação do público, representantes da comunidade, foi muito boa e constam na lista de presença mais de 150 assinaturas. “Ficamos contentes com essa presença, e contamos com a participação a finco nas reuniões mensais do Conselho Municipal”, disse Mirlei Nunes, secretária do Conselho Municipal de Saúde.

“A conferencia é de grande importância para o município, pois é onde a população tem direito a voz para elaborar propostas, tirar dúvida e reivindicar melhores condições no atendimento na área da saúde”, finalizou a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.

A prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, vereadores e representantes de entidades de Capinópolis marcaram presença na Conferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Festa Junina na Escola de Ensino Especial em Capinópolis

Auditoria aponta superfaturamento em obra de gestão do PSDB em Minas Gerais