




Papa-Léguas não fala. No máximo, emite um som de “bip-bip” quando engana o Coiote faminto que faz de tudo para se alimentar desse veloz bichinho. Aliás, o Coiote também não fala. Mas, sério quem você o prefere? Aliás 2, você sabia que o “papa-léguas” existe na vida real? O personagem é baseado em um animal conhecido como galo-corredor, que vive nos desertos do sudoeste americano. Olha só (não precisa ver o vídeo todo, vai…):

O que o Groot fala é perfeitamente compreensível: “I am Groot” (“Eu sou o Groot”). O problema é traduzir o que ele quer dizer com “I am Groot” que, dependendo do contexto, pode ser “olá”, “desculpe”, “oh, meu deus, eles mataram o Kenny” ou “Você também leu ‘A Insustentável Leveza do Ser’?”

Mike e Sully são monstros e, como tal, estão aí no mundo para assustar criancinhas à noite até que, “boo”!, são surpreendidos pela adorável garotinha que acaba indo parar no mundo deles, deixando os valentões – e todos nós – derretidos pela menina fofa até dizer chega. Boo!

O único som que o grandalhão Hodor (Kristian Nairn) consegue emitir na série de sucesso da HBO é… “Hodor”. A inteligência curta, no entanto, é compensada por um amor sem tamanho para com a família Stark, sobretudo para o jovem Bran (Isaac Hempstead-Wright). Ou seja: Hodor, a gente Hodor você, tá?! Veja todas as formas de se dizer “Hodor” com as mais vaiadas entonações.

Bello! (Olá!), o “minionese”, a língua dos minions, é uma mistura de espanhol, inglês, francês e italiano – underwear! (eu juro!) Existe até um dicionário para ajudar a decifrar o que esses fofos serem amarelos falam. Mas, claro, nem tudo que é dito por eles pode ser compreendido. O fato é que, se um minion perto de você gritar BEE DO BEE DO BEE DO!, corre que é FOGO! Agora, com vocês, 14 minutos e 20 segundos dos minions cantando! E Poopaye! (tchau!)

O cãozinho beagle não fala. Mas tem uma imaginação mais extensa do que o resultado da união de todas as cordas vocais esticadas de todos que já pisaram no planeta Terra (ok, nem tanto, talvez). Criado no longínquo ano de 1950, o sonhador inofensivo (sofre do Complexo de Walter Mitty) já encantou gerações. Vale lembrar que o personagem criado por Charles Schulz vai invadir os cinemas brasileiros em janeiro, com a estreia de Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, O Filme.

Não tem o que argumentar. O robô Wall-E não fala, mas se comunica melhor do que ninguém. Wall-E é só amor.