PSF São João em Capinópolis atua com palestras para hipertensos e diabéticos

PSF São João atua com palestras para hipertensos e diabéticos
PSF São João atua com palestras para hipertensos e diabéticos

CAPINÓPOLIS – A equipe do PSF São João, Unidade Otávio Bernardeli, tem buscado reforçar as orientações para as famílias, na busca pela qualidade de vida, mesmo quando necessita de controle para algumas doenças já inseridas no seu dia a dia.

Neste mês de julho, as ações do PSF trataram não só da hipertensão e diabetes, como também da hanseníase e saúde bucal.

Segundo a coordenadora do PSF, enfermeira Laíse Suriani, as equipes trabalharam com grupos de hipertensos e diabéticos, residentes na região da Unidade e também na zona rural.

PSF São João atua com palestras para hipertensos e diabéticos
PSF São João atua com palestras para hipertensos e diabéticos

Para Laíse, essas reuniões tem como objetivo de manter a prevenção de doenças e promover a saúde, onde através das salas de espera, ou reuniões, pode-se acompanhar os valores de pressão arterial dos hipertensos; verificar o valor da glicemia capilar dos diabéticos; orientar os presentes sobre Hanseníase (sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento); e informar sobre cuidados com Saúde bucal.

Nesse trabalho, a enfermeira Laíse e a coordenadora de Epidemiologia, Maria Nazaré Costa, levaram aos usuários orientações sobre hanseníase (sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento).  Já a assistente de Saúde Bucal, Queli, levou orientações sobre Saúde Bucal.

Na ação levada à zona rural por conta do Hiperdia Rural, teve a participação da coordenadora dos PSFs, Mona Nascimento e do enfermeiro Residente Carlos, o qual orientou os presentes sobre Hanseníase. Um lanche foi servido e os presentes tiveram a pressão aferida, assim como a glicemia capilar.

“O envolvimento da equipe multidisciplinar contribui para uma reunião mais atrativa e aumente o número de participantes, além de estabelecer uma ligação maior entre os profissionais da unidade e a população”, comentou Laíse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EXPOCAP começa nesta quinta-feira (23) de Julho em Capinópolis

Alunos recebem certificados em cursos oferecido pela Secretaria de Educação