Tupaciguara busca modelo de Reciclagem no Paraná

[rev_slider tupaciguara]

TUPACIGUARA – Parceria entre a Prefeitura de Tupaciguara e o Comitê de Bacia do Rio Araguari levou à cidade de Santa Helena, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, numa visita técnica a uma das mais modernas usinas de reciclagem do país.

A visita técnica ocorreu na última semana, sendo iniciada no dia 10, onde a Prefeitura de Tupaciguara foi representada pela diretora de Meio Ambiente, Daniela Alves Rezende, que visitou a Central de Triagem de Materiais Recicláveis do município de Santa Helena no Paraná, município que é referência no sistema de coleta seletiva, que abrange tanto a zona urbana quanto a zona rural, cujo programa foi implantado em 2003, atendendo 40 famílias no município que sobrevivem da renda da coleta seletiva.

Segundo Daniela, a visita à Central de Triagem faz parte de um trabalho técnico para conhecer melhor as ações do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, sendo promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, do qual o município de Tupaciguara faz parte.

Acompanharam a visita o Leandro Franzen, diretor do Departamento de Meio ambiente de Santa Helena, Valdo Lazaroto, responsável pela Associação e Cooperativa de Catadores e Catadoras de Santa Helena, Luiz Suzuke da Itaipu Binacional, e Antônio Giacomini, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

A visita técnica ocorreu entre os dias 10 e 12 de agosto e englobou uma série de atividades, como: visita às ações de gestão de bacia como conservação de solos, adequação de estradas, terraceamento, visitas a propriedades orgânicas, dentre outras.

“A intenção é conhecer os projetos realizados pela Itaipu para se espelhar e adaptá-los em nosso município. Além disso, replicar os projetos na Bacia do Rio Araguari”, disse Daniela.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Tupaciguara, hoje o município já tem implantado a sua coleta seletiva, que é feita todas as quintas-feiras, desde outubro de 2014, e em breve passará por mudanças para melhor atender a comunidade num todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais 33 famílias irão receber as chaves da casa própria em Capinópolis na próxima sexta (21)

Governador distrital do Rotary é recepcionado na Câmara Municipal de Capinópolis