Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual terá evento em Capinópolis

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual terá evento em Capinópolis
Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual terá evento em Capinópolis

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Escola Municipal de Ensino Especial – Centro Educacional Construindo/APAE se prepara para as comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece entre os dias 21 a 28 de agosto.

Segundo informações da diretora da escola, Renata Baga, o tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla proposto pela Federação Nacional das APAEs para o ano de 2015 é “Inclusão se conquista com Autonomia”.

O tema remete à necessidade de vencer barreiras arquitetônicas, ou seja, a falta de acessibilidade, atitudinais (preconceitos, discriminação, exclusão) e de tecnologias ultrapassadas são um desafio cotidiano de milhões de pessoas com deficiência no Brasil.

A conquista da autonomia e da independência é o ponto de partida para a cidadania. Entre os benefícios gerados pela independência está o aperfeiçoamento pessoal, profissional e social, além da melhora da autoestima.

A pessoa com deficiência incluída no mundo do trabalho passa perceber-se de forma positiva na sociedade, realizando suas próprias escolhas, assumindo o protagonismo de sua existência, e, na maioria das vezes, desmitificando o papel de coitado que historicamente a sua condição foi marcada na nossa sociedade.

Esse desafio passa a ser nosso, quando estamos imbuídos de mais uma vez lutarmos para selar o compromisso de atuarmos pelas conquistas de um novo cenário político e social a essas pessoas, suas famílias e a toda a sociedade. A eliminação de barreiras sociais, uma das metas da inclusão social, constitui-se em elemento chave para a equiparação de oportunidades, decorrendo na conquista da autonomia e independência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Capinópolis abriu a campanha de vacinação contra pólio

João Lyra apresenta conformidade com a venda ou arrendamento de usinas do Grupo JL