Residentes da UFU falam sobre câncer nos PSFs em Capinópolis

PSFIdeal-19Ago2015 (4)

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Programa Saúde da Família, as equipes da UFU levarão um trabalho de orientação preventiva para dentro das Unidades de Saúde nos bairros.

Nas últimas semanas, uma dessas ações ocorreu no PSF Ideal – Unidade Família Jarbas Fontoura, onde foi realizada uma Sala de Espera organizada pelas residentes da UFU, Rafaela Costa – enfermeira, Denise Fernandes – psicóloga, e Franciele Soares – nutricionista, sobre câncer de mama e câncer de colo de útero. Foi falado sobre os sinais e sintomas do câncer de mama, e elas também orientaram sobre o autoexame das mamas e a importância da realização da mamografia.

Residentes da UFU falam sobre câncer nos PSFs
Residentes da UFU falam sobre câncer nos PSFs

Falaram também sobre o câncer do colo do útero, os sintomas que a mulher pode sentir, mas que quando é uma lesão inicial, pode não ter sintoma nenhum. Falaram sobre o vírus HPV, que pode causar o câncer do colo do útero, e sobre o exame preventivo (Papanicolau), que é uma forma de se prevenir o câncer de útero, pois se realizado com regularidade (uma vez ao ano), pois ele é a principal estratégia para detectar lesões precursoras, e fazer o diagnóstico da doença.

Segundo Fernanda Farid, coordenadora do PSF Ideal, o exame pode ser feito em qualquer unidade de saúde, por um profissional capacitado. É um exame indolor, simples e rápido. Toda mulher que tem, ou já teve relação sexual, e que tem entre 25 e 64 anos deve fazer o exame periodicamente. Alguns cuidados que se deve ter para realizar o exame: não ter relação sexual nas últimas 48 horas (mesmo com camisinha), evitar também o uso de duchas, e medicamentos vaginais dois dias antes, e esperar pelo menos 7 dias após o termino da menstruação para realizar o exame.

“Aqui no PSF Ideal é realizada a coleta de segunda a quinta-feira, e a mesma pode ser agendada por telefone pela própria mulher”, disse Fernanda.

Ao final da reunião foi entregue um folheto com informação sobre o câncer de colo de útero e de mama, e com orientações sobre o autoexame das mamas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confirma as atrações da Expopec de Ituiutaba que terá início em 15 de Setembro

Praça do Bairro Ideal em Capinópolis ganha Academia ao Ar Livre