Combate ao tabagismo foi tema de palestra no Semíramis

PSFSemiramis-30Ago2015

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do PSF Semíramis – Unidade Augusto Alves Garcia, realizou na última semana Sala de Espera em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo que objetiva reforçar as ações de sensibilização da população para os danos causados pelo tabaco.

O tema abordado foi o narguilé e a iniciação ao fumo. O narguilé, também conhecido como cachimbo d’ água é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.

Por utilizar mecanismos de filtro, o consumo de narguilé é visto como menos nocivo à saúde. Porém, seu uso é mais prejudicial que o de cigarros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2005), uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição de todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 a 200 cigarros. Seu uso em longo prazo causa câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, o fumante pode ficar exposto ao vírus do herpes, a outras a doenças da boca, à hepatite C e à tuberculose.

Segundo a coordenadora do PSF Semíramis, enfermeira Denise Almeida, o objetivo da campanha é alertar sobre os perigos de fumar o narguilé e reforçar a ideia de que o mesmo é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Amistosos movimentam categorias de base no futebol em Capinópolis

Oficial de justiça morre em acidente em Campina Verde