Alunos terão provas de avaliação em Capinópolis
Alunos terão provas de avaliação em Capinópolis

CAPINÓPOLIS – A SRE – Superintendência Regional de Ensino, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizaram no último dia 30, capacitação sobre as provas PROALFA e PROEB 2015.

Segundo a secretária municipal de Educação, Iracilda Pereira Duarte, a capacitação PROALFA e PROEB 2015 aconteceu na Escola Municipal Aurelisa Alcântara, com a participação das diretoras e supervisoras das escolas municipais e estaduais de Capinópolis, Ipiaçu e Cachoeira Dourada.

O encontro contou com a presença da diretora Educacional Sandra Virginia Amaral Cury e da supervisora Eliane Pereira Martins Rocha, ambas da SRE de Ituiutaba.

Continua após a publicidade

“Acredito na capacidade de minha equipe de trabalho que muito se preocupa com a qualidade da Educação”. Disse a secretária Iracilda, que abriu o evento em Capinópolis.

Avaliar para avançar, ou melhor, para continuar avançando. Essa é uma das missões do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). É por meio desse trabalho, que a Secretaria de Estado de Educação consegue identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que objetivam a melhoria da educação pública da rede estadual (ensino fundamental e médio) em Minas Gerais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, as avaliações realizadas pelo SIMAVE buscam aferir todas as dimensões do sistema educacional da rede pública estadual. Elas analisam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, na gestão escolar e nas políticas públicas para a educação; no nível de aprendizagem na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio.

O SIMAVE atua em duas modalidades, complementares e integradas: a primeira é a avaliação interna da escola, por meio do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – PAAE. A segunda modalidade é a avaliação externa do sistema de ensino, através do Programa de Avaliação da Alfabetização – PROALFA e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – PROEB.


Comments are closed.