O prefeito Gilmar Machado anunciou, nesta quarta-feira (7), durante coletiva de imprensa, a realização de um concurso público que visa contratar 775 servidores efetivos para 94 cargos em todas as secretarias da Prefeitura de Uberlândia. Até 120 destas vagas serão destinadas ao efetivo da Guarda Municipal, cujo projeto de criação deverá ser enviado ao Legislativo local entre este e o próximo mês. O edital para contratação da empresa responsável por organizar e aplicar o certame na cidade foi publicado na edição do Diário Oficial do Município da última sexta-feira (2). Há a expectativa de que a empresa seja escolhida em novembro deste ano e que o concurso seja realizado até maio de 2016.

No certame, as vagas a serem disponibilizadas contemplarão todos os níveis de formação, ou seja, fundamental, médio, superior e técnico. Porém, detalhes dos postos só serão revelados em outra etapa. O novo concurso será necessário, conforme explicou a secretária de Administração, Lilian Machado de Sá, devido à aposentadoria cíclica dos efetivos da Casa. “Este processo se potencializou com o novo plano de cargos e carreira. Muita gente esperou a implantação para aderir e, então, se aposentar”, disse. O último concurso público municipal foi realizado em 2011.

Os 775 postos que serão oferecidos foram levantados por uma projeção realizada pela Secretaria Municipal de Administração sobre o que o Executivo precisaria repor de pessoal até a daqui quatro anos. Portanto, após a realização do certame, as nomeações ocorrerão de forma gradativa, explicou Lilian Sá. “O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos se necessário. Trabalharemos com cadastro de reserva”, disse.

Continua após a publicidade

Hoje, segundo informações da Prefeitura, a maior carência de pessoal do Executivo, atualmente, está nas pastas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Mas um levantamento preciso de quantas pessoas deverão chamadas imediatamente logo quando o concurso for finalizado ainda está em produção.
Prioridade

Concurso vai ampliar efetivo que atua na fiscalização

Além de repor os servidores municipais aposentados, o prefeito Gilmar Machado alegou que o novo concurso tem também o intuito de ampliar os efetivos que atuam com fiscalização na cidade. Segundo ele, sobretudo, será necessário aumentar o número de pessoas disponíveis para a área de licenciamento ambiental e novos empreendimentos. “Mesmo com a dificuldade e com a crise, muitos investimentos estão surgindo. Estamos com um alto grau de verticalização”.

Custos

O novo concurso público da Prefeitura de Uberlândia deverá custar cerca de R$ 2 milhões aos cofres municipais. A intenção do Executivo é que as próprias inscrições cubram os custos. Para isso, será necessário uma margem de pelo menos 45 mil inscritos pelas estimativas. Caso isso não ocorra, o Município terá de arcar com a diferença.

Guarda Municipal é promessa de campanha de Gilmar

A criação da Guarda Municipal de Uberlândia fez parte do programa de governo proposto por Gilmar Machado durante a campanha eleitoral para prefeito em 2012. Naquele período, em entrevista ao CORREIO de Uberlândia, Machado indicou que a guarda atuaria efetivamente como força policial de segurança. “E a guarda municipal não é nem agente patrimonial nem agente de trânsito. A guarda tem um papel que é, além de guardar o patrimônio, dar maior segurança em escolas e praças”, disse.

Em relação aos recursos para manter esse novo efetivo, Machado disse que iria busca-los em parceria com a União. “Quando há a guarda tem várias ajudas para o desenvolvimento não só da guarda, mas também de compra de equipamentos. Com isso poderemos pôr mais ou menos guardas. Vamos a partir desse processo implantar o esporte à meia-noite, começando pelas praças da Juventude”, disse à época.

Anúncio – Concurso Prefeitura de Uberlândia 2016

– Edital para contratação de empresa responsável aberta
– Contratação da empresa em novembro
– Realização do concurso previsto para maio de 2016
– 775 vagas para 94 cargos em quatro níveis: fundamental, médio, superior e técnico
– 120 destas vagas para efetivo da Guarda Municipal
– Cargos para todas as pastas, mas detalhes serão informados em outra etapa
– Nomeação serão gradativa após o certame

Fonte: PMU


Comments are closed.