Ituiutaba registra temperatura de 41,6º C e bate recorde em Minas

image

A cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, registrou a maior temperatura do ano em Minas Gerais, com termômetros chegando a 41,6ºC, às 15h desta sexta-feira (17). “É uma região muito baixa, longe do mar, favorece esse clima de deserto”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

O recorde foi percebido pelos moradores, como conta a aposentada Aldira Maria Ribeiro, de 73 anos. “Eu moro aqui desde que nasci e nunca vi tanto calor assim. O problema é que é que não está chovendo e quando faz calor desse jeito sempre costuma chover. Está parecendo um deserto que até dói a respiração. Já tomei quatro banhos hoje. Para refrescar um pouco coloquei minha televisão na varanda, para ver se circula um pouco mais o ar, mas está difícil. Vamos ver se São Pedro manda chuva para a gente”, conta.

Belo Horizonte

A temperatura pode atingir novo recorde em Belo Horizonte neste fim de semana e chegar a 38°C, superando os 36,2°C registrados na última quarta-feira (15), até então a máxima registrada na capital. A previsão é do Instituto ClimaTempo, mas o calor pode ser amenizado pela chegada de chuva já no início da próxima semana.

“Há uma massa de ar seco instalada sobre o Estado de Minas Gerais desde o início do mês, após a chegada de uma massa de ar polar. Com o tempo, ela foi se intensificando e deve atingir o ápice amanhã, mas uma frente fria deve chegar entre segunda-feira e terça-feira, e provocar chuvas na região metropolitana”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis, do instituto.

Oposto

Enquanto o calor atinge níveis extremos em uma parte do de Minas Gerais, e com possibilidade de temperaturas mais altas ainda em Ituiutaba neste fim de semana, já chove em algumas cidades do outro lado do estado. O instituto ClimaTempo registrou pancadas isoladas de chuva nas regiões Sul, Sudeste e da Zona da Mata mineira, nesta sexta-feira (17). “A chuva que virá com o encontro da massa de ar seco e a frente deve demorar a chegar mais nas regiões mais ao norte do estado”, calcula Ruibran.

Segundo balanço da Defesa Civil Estadual, já chega a 160 o número de municípios mineiros que decretaram situação de emergência, devido ao período de seca.

ACIAC adere ao Projeto da FEDERAMINAS para Simplificação Tributária

Polícia apreende cerca de 430 kg de maconha dentro de carro em Itapagipe