Dow AgroSciences
Dow AgroSciences

Atualizado em 06/11/2015 às 20h25m

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Dow AgroSciences (DAS) efetuou demissões em massa na última quarta-feira (04) de Novembro de 2015 na unidade da empresa instalada em Capinópolis.

A empresa não confirmou ao Tudo em Dia o número exato de demissões, mas estima-se que cerca de 30 funcionários [e não 60] foram desligados.

Continua após a publicidade

Em nota ao Tudo em Dia, a Dow AgroSciences informou que a decisão de readequar sua unidade de produção em Capinópolis não tem relação com problemas na empresa ou com a situação atual do país, tratando-se de uma melhor readequação de recursos para reduzir despesas frente ao mercado agrícola.

Segundo a empresa, alguns funcionários foram readequados para outras unidades e outros irão permanecer em Capinópolis.

A unidade da DAS no Município focará esforços em atividades administrativas, estocagem, fatura e logística.
A empresa encerra a nota afirmando que as demissões em Capinópolis não irão influenciar na distribuição ou prejudicar clientes.

O fato teve repercussão imediata nas mídias sociais, muitas acusações e até difamação contra políticos locais foram postadas e comentadas.

A nota emitida pela Dow AgroSciences contraria as informações compartilhadas de que uma denúncia feita ao Ministério Público, apresentada por um advogado, teria motivado o encerramento das atividades – No documento, o advogado cita uma possível poluição ao meio ambiente causada pela fumaça emitida pelas chaminés da empresa e solicita fiscalização.

Vereadores da Câmara de Capinópolis e a prefeita Dinair Isaac receberam a notícia das demissões com grande pesar.

A prefeita de Capinópolis chegou a reunir-se meses atrás com o diretor da unidade local da Dow AgroSciences e com um representante da empresa vindo de São Paulo para buscar soluções e evitar as demissões.

A notícia do encerramento das atividades da DAS já estava sendo comentada há vários meses por populares e colaboradores, mas a informação era negada por chefes de setor da empresa.

Em período de safra, a empresa chegava a empregar mais de 200 colaboradores, em uma estimativa, que eram contratados por cerca de três meses e alguns tinham o contrato renovado na safra seguinte.

Capinópolis enfrenta a mais grave crise de sua história, com aumento significativo do desemprego e queda brusca na renda per capta da população  – A crise se arrasta desde 2013, quando houve o encerramento das atividades da Usina Sucroalcooleira Vale do Paranaíba e deve se agravar com as demissões feitas pela DAS nesta semana.

– LEIA NA ÍNTEGRA A NOTA EMITIDA PELA EMPRESA AO TUDO EM DIA – 

A Dow AgroScienes esclarece a decisão de readequar, a partir do dia 4 de novembro de 2015, sua Unidade de Produção de Sementes de Capinópolis, em Minas Gerais, focando as operações em serviços administrativos, de estoque, fatura e logística. Esta decisão segue uma profunda revisão dos custos previstos associados à manutenção da infraestrutura local e à modernização das instalações. Este anúncio está em consonância com as ações em curso da DAS para reduzir suas despesas frente ao desafiador mercado agrícola e não tem relação com problemas na empresa ou com a atual situação econômica do País. Trata-se de uma melhor readequação de recursos para os nossos sites.

Haverá redução da força de trabalho decorrente desta mudança. É importante destacar que a companhia está oferecendo todo o suporte aos seus funcionários neste momento de transição, bem como aplicando todas as compensações previstas na lei brasileira. Alguns trabalhadores também foram realocados para outras unidades de negócio da empresa e outros permanecem em Capinópolis.

Nos últimos três anos, a DAS inaugurou uma nova Planta de Processamento de Sementes em Luís Eduardo Magalhães (Bahia), um novo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Cravinhos (São Paulo) e um Centro de Pesquisa em Melhoramento e Conversão de Traits em Sorriso (Mato Grosso).  Os investimentos no período chegaram a mais de US$ 100 milhões, o que ilustra o com compromisso com colaboradores, clientes e comunidades nas quais a Dow AgroSciences atua.

A companhia não prevê impactos na distribuição ou para seus clientes.

A Dow AgroSciences é uma das maiores empresas de ciência e tecnologia para o agronegócio do mundo, sendo o Brasil o seu segundo maior mercado.

Paulo Braga – Compromisso com a verdade.