Brasil não está afundando e futuro será formidável, diz ex-presidente Bill Clinton

Bill Clinton
Bill Clinton

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, conclamou participantes de evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quinta-feira (12) a ter confiança no futuro do Brasil e a se concentrar nas “forças positivas” do país no momento atual de crise.

Em palestra no Enai (Encontro Nacional da Indústria), Clinton afirmou que o Brasil atravessa um momento conturbado, mas é um dos países mais bem posicionados para se desenvolver no longo prazo.

“Seu povo, seus recursos e seu histórico de obter avanços, não só econômicos mas sociais, farão vocês atravessarem esse momento difícil”, afirmou Clinton.

“O navio do Brasil não está afundando e o futuro será formidável.”

Ele frisou a importância de lembrar das “incríveis mudanças” que o Brasil sofreu nos últimos 25 anos. Como exemplo, citou a queda da desigualdade, a redução do desmatamento da floresta Amazônica e a diversificação da economia.

A crise política que o país atravessa também tem efeitos benéficos, como o aumento da transparência, disse o ex-presidente dos EUA.

Segundo ele, considerando o elevado grau de interdependência dos países, a recuperação e o sucesso do Brasil é de interesse do mundo, e dos Estados Unidos em particular.

Em nível global, Clinton citou como os grandes desafios enfrentados hoje os padrões desiguais de crescimento, as preocupações com as mudanças climáticas e o surgimento de grupos como o Estado Islâmico, que ele classificou de “a mais bem sucedida ONG negativa”.

Peritos recolhem fragmentos das vítimas de queda do avião do Bradesco

Dilma sanciona Projeto de Lei sobre direito de resposta na mídia