Luta contra o Aedes aegypti deve continuar intensa
Luta contra o Aedes aegypti deve continuar intensa

ITUIUTABAApesar dos esforços da Prefeitura de Ituiutaba em prol do combate ao Aedes aegypti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é necessária uma união popular, para que, finalmente, se possa vencer esta ameaça.

Dados como o Levantamento do Índice Rápido para o Aedes, LIRAa, mostraram que dentro das residências o problema com foco e criatórios do mosquito persiste e, sem a colaboração e participação da população, a luta tem grande possibilidade de não ser vencida.

Continua após a publicidade

Além da Dengue e da Febre Chikungunya, duas doenças graves e que podem levar à morte, novas doenças têm ligação e estão sendo disseminadas pelo Aedes, sendo elas: a microcefalia, um alerta especialmente para as gestantes, e também outra doença que está sendo investigada com a ligação do Zika Vírus, que é a Síndrome de Guillain-Barré, pouco conhecida, mas com uma ação devastadora.

Mesmo que não se tenha a comprovação da Síndrome de Guillain-Barré com o Zika Vírus e, consequentemente, com o Aedes, a Dengue e a Febre Chikungunya e a Microcefalia já são motivos suficientes para que a prevenção e combate ao Aedes sejam prioridades.

A Vigilância Ambiental em Saúde tem trabalhado e levado, de forma intensa, ações preventivas, educativas e também de combate e eliminação de focos do Aedes aegypti a diversos bairros da cidade e, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos, toda a cidade deve receber as ações.

“Estamos trabalhando em estado de alerta contra o Aedes, já que o Ministério da Saúde definiu que todo país deve ficar em alerta quanto aos malefícios da Dengue, Febre Chikungunya e da Microcefalia. Em cada um dos bairros que estamos trabalhando, estamos fazendo o possível para eliminar os focos das residências, além de informar e alertar a população quanto aos perigos das doenças que esse pernilongo traz”, comentou Antônio Carlos.

Apenas cinco minutos de dedicação por dia são suficientes para deixar sua casa e quintais livre de criatórios do mosquito ou para eliminação de focos. Vamos unir forças e cada um fazer sua parte.


Comments are closed.