Ituiutaba tem o menor índice de crimes violentos dentre todas as cidades mineiras com 80.000 a 130.000 habitantes – O resultado foi divulgado no começo de janeiro deste ano, considerando a base de informações extraídas durante todo o ano de 2015. O CINDS – Centro Integrado de Defesa Social, em Belo Horizonte, responsável pela apuração, apresenta o quadro em anexo (figura 1), asseverando que a cidade em tela experimenta o êxito auferido.

A Polícia Militar de Minas Gerais vem utilizando técnicas e ferramentas de gestão com foco no alcance de metas que visam aprimorar os serviços prestados à sociedade e, em consequência, tornar a região um lugar melhor para se viver. Para tal sistemática, a Instituição utiliza indicadores que monitoram os resultados em apuração, o que permite, assim, identificar as anomias de forma preventiva.

O 54º BPM, Unidade da PMMG que detém a competência funcional da prevenção nesta área, recebeu como meta, no período considerado, a diminuição de 5% em relação aos crimes violentos. Para a satisfação comunitária, com a gestão estratégica e a perfeita utilização dos recursos humanos, o batalhão atingiu a impressionante redução de 28,13% em Ituiutaba do que fora estabelecido no acerto de metas.

Continua após a publicidade

crimes-violentos

Dentre os fatores que contribuíram para o alcance da meta acordada, há de se destacar o apoio sistêmico dos demais órgãos do sistema de defesa social, assim como a imprensa, no trabalho de divulgação de fatos e incentivo às denúncias e a participação fundamental da própria comunidade. A cada informação compartilhada com a Polícia Militar aumentam as possibilidades de se fazer frente aos óbices que importunam a população. É preciso mais, que haja continuidade no trabalho que já ficou provado que dá certo: denuncie com sigilo no Disque Denúncia 181.

 O 54º BPM agradece a participação de todos e enfatiza a necessidade da constante e importante responsabilidade solidária, o que poderá resultar ainda mais em impactos efetivos sobre o fenômeno da segurança pública, conforme experimentado no ano de 2015.


Comments are closed.