Lideranças buscam instalação de Centro de Ensino avançado no CEPET em Capinópolis

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Deputados e lideranças locais do Município de Capinópolis buscam a revitalização da Central de experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (CEPET) instalada em Capinópolis – Um grupo se reuniu na tarde deste domingo (21) de Fevereiro de 2016 em Capinópolis.

O principal objetivo do encontro é a criação de um centro avançado de ensino na CEPET, que institua o aprendizado técnico ou superior – O instalação do centro de ensino irá promover a oferta de ensino para Capinópolis e região, alavancando a economia local e aproveitando a grande estrutura da CEPET, que atualmente, encontra-se ociosa.

Os deputados estaduais Elismar Prado e Professor Neivaldo, juntamente com o deputado Federal Reginaldo Lopes, estiveram em Capinópolis e se encontraram com os vereadores Cleidimar Zanotto e  Cabral na CEPET durante a tarde deste domingo (21) – A comunidade de colaboradores que residem na Central de experimentação acompanharam a visita e ouviram o pronunciamento dos deputados e vereadores.

“Sou deputado por quatro mandatos e tenho atuado muito na área da educação. Há cerca de 8 meses, fomos procurados pelos vereadores Cabral e Cleidimar, para tratar deste campus. É evidente, que é muito mais possível incorporamos este centro a uma instituição [instituto federal] “, disse Reginaldo Lopes – Que foi responsável pela criação de mais de dez novas faculdades nos últimos anos.

“Estamos aqui para reforçar o compromisso com vocês”, disse o deputado estadual Professor Neivaldo. Logo em seguida, Elismar Prado, deputado Estadual, lembrou a importância da CEPET – “Estamos aqui para somar forças, é importantíssimo que se faça, de fato, uma ação coletiva… Nós precisamos revitalizar este espaço”, pontuou Elismar Prado.

A CEPET foi criada na década de 60 pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), após doação de 100  hectares de terras feita por 87 pessoas de Capinópolis. É referência na pesquisa agrícola, pecuária, piscicultura, experimentação de sementes, análise de solos. Pesquisas desenvolvidas na unidade da CEPET para o melhoramento da semente da soja foram importantes para melhoria da cultura em todo o Brasil.

(Esq) O vereador Cleidimar Zanotto e o Deputado Reginaldo Lopes
(Esq) O vereador Cleidimar Zanotto e o Deputado Reginaldo Lopes

O vereador Cleidimar Zanotto foi à Brasília em Dezembro de 2014, junto com outras lideranças regionais, ao encontro do deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) para tratar do revitalização da CEPET. Walter Filho  e Edson Pinheiro (PT-MG), ambos de Ituiutaba, compareceram ao encontro. Em 2015, um novo encontrou deu continuidade ao tema.

“Temos que buscar soluções e medidas que possam aproveitar a grande estrutura da CEPET, que atualmente, conta com atividades reduzidas e estrutura ociosa”, disse o vereador Cleidimar Zanotto ao Tudo em Dia.

José Alfredo, conhecido como “bica”, é colaborador e reside na CEPET, segundo ele, a vinda de um instituto, pode ser melhor que uma universidade – “Eu, como funcionário da universidade [Federal de Viçosa], acho que a vinda do instituto é melhor que a universidade… a própria UFU, tem campus abandonado como o nosso”, opinou José Alfredo.

A professora do Pronatec, Maria Suely Mateus Bizinotto, reforçou a importância do curso técnico – “O mercado de trabalho tem foco no [curso] técnico … Torço para que realmente dê certo”, disse a professora.

A secretária de Educação do Município, Iracilda Duarte, participou do encontro representando a prefeita Dinair, que se encontrou com os deputados e vereadores horas antes, no gabinete da prefeitura municipal – Iracilda ouviu os apelos para instituição do transporte público gratuito para alunos capinopolenses de cursos técnicos em Ituiutaba.

“Nós estamos em uma luta, na questão do transporte. Já que nossos filhos já passaram no processo seletivo, já estão lá matriculados … mas a questão do ônibus, facilitando o transporte, seria algo muito louvável”, disse Vanilcy Priscinote, que representava outros pais na ocasião.

Em resposta, o deputado Reginaldo Lopes afirmou que estará atento ao assunto – “Em 2013, fizemos uma articulação no Congresso, para que o Município pudesse utilizar os ônibus no caminho da escola, tanto para a universidade, quanto para o curso técnico. Nós iremos ficar atentos com este assunto”, afirmou o deputado.

O presidente do sindicado dos produtores rural, Wesley Barbosa, também participou do encontro.

O vereador Cabral também já protocolou junto aos deputados, pedido para que seja estabelecido o transporte público gratuito para os alunos – “Já protocolei um pedido aos deputados, pedindo o ônibus para transportar os alunos dos cursos profissionalizantes e também a melhoria do acostamento da MGC-154”, disse Cabral.

Recentemente, o vereador Cleidimar Zanotto acompanhou os pais durante encontro com a secretaria de transportes do Município em busca de soluções.

A implantação do Centro avançado de ensino na CEPET contemplará alunos não só de Capinópolis, mas de cidades como Ituiutaba, Ipiaçu, Cachoeira Dourada e Canápolis.

Segundo o gerente da unidade do CEPET, José Maria, que atua na unidade há cerca de 23 anos, a vinda da centro de ensino avançado seria um grande passo para pesquisa – “Seria possível fazer uma grande quantidade de pesquisas – Falta pesquisas de fruticultura na região”, disse José Maria.

José Maria acrescentou que a CEPET faz a reprodução de alevinos – “Há cerca de 50 mil alevinos na represa”, finalizou.

De acordo com o supervisor, Celso Oliveira, que está na unidade há 21 anos, cerca de nove famílias moram no local, mas no passado, a unidade comportava quase o dobro de funcionários – “Reduziram os experimentos e também a parte humana – Haviam 47 funcionários no auge da CEPET, hoje temos 25”, disse Celso, que acredita no resultado positivo do encontro.

“Tivemos um domingo espetacular e temos uma grande esperança na instalação deste centro de ensino”, finalizou Cleidimar Zanotto.

2 Comments

comente e responda
  1. Nós pais só temos a agradecer. É lutar por um futuro melhor para nossos filhos dentro da nossa cidade buscando capacitação profissional com resultado positivo para o crescimento de mão de obra especializada.

  2. Muito obrigada Paulo pela maravilhosa cobertura! Deixando claro que o nosso interesse é que seja atendido o maior número de pessoas que buscam através da capacitação profissional técnica a garantia mais rápida do mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ipiaçu pode receber recursos para asfaltamento

João Santana, marqueteiro do PT e da Odebrecht, tem prisão decretada