Prefeita Dinair participa de evento da Associação Brasileira de Municípios
Prefeita Dinair participa de evento da Associação Brasileira de Municípios

BRASÍLIA – Com a presença do Ministro Gilberto Kassab, dentre outros Ministros do Governo Dilma, a prefeita de Capinópolis e presidente da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, Dinair Isaac participou em Brasília do Encontro Nacional de Prefeitos, acompanhada do vice-prefeito Jorginho Jacoub e do diretor de Convênios, Waldemar Canaverde. “No evento foi muito discutido o momento de crise que atinge os municípios, onde os prefeitos têm que ser criativos e mostrar para a população que tudo que está acontecendo é contra a nossa vontade”, disse a prefeita.

Com o tema “Desafios para a Implantação da Educação em Tempo Integral”, teve início na manhã desta quarta-feira (2) a programação do II Encontro Nacional de Municípios,  realizado  pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), em Brasília. Coordenado pelo prefeito de Panamá (GO) e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Divino Alexandre, o painel contou com a participação de agentes e autoridade em educação de diferentes setores. O painel seguinte  abordou “A Importância da Assistência Técnica para o Desenvolvimento Territorial Sustentável”, sob a coordenação do presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ), Anderson Zanon.

Prefeita Dinair participa de evento da Associação Brasileira de Municípios
Prefeita Dinair participa de evento da Associação Brasileira de Municípios
Continua após a publicidade

A folha de pagamento dos professores, que compromete grande parte dos recursos para Educação dos municípios, e as atividades que devem ser implementadas para tornar a jornada de sete horas uma realidade em todas as cidades brasileiras dominaram as discussões do primeiro tema.  Como contraponto, também foram apontadas algumas soluções para os principais entraves que dificultam a implantação da educação em tempo integral.

“Muitos municípios hoje se encontram com dificuldades com os pisos salariais dos professores e isso impacta diretamente na escola de tempo integral. A criança fica na escola integralmente não precisa apenas do professor, mas de outros profissionais capacitados para a sua formação, com alimentação e outras atividades, esportivas, culturais e de lazer”, afirmou a presidente da Undime Goiás e dirigente municipal de Educação de Anápolis, Virgínia Maria Pereira de Melo.

O Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Binho Marques, defendeu ajustes internos para as folhas de pagamentos. “Quando fui secretário de estado de educação eu demiti 10% da folha, com contratos temporários e que efetivamente não estavam em sala de aula”, explicou.

Para o conselheiro da Câmara Superior de Educação Superior, Paulo Barone, as escolas precisam agregar a educação com habilidades básicas do trabalho.  “Não de forma profissional, mas como atividade de trabalho”.

No segundo painel, foram apontadas as questões essenciais para o desenvolvimento sustentável para o Século XXI nos municípios.  O gerente nacional de Estratégia de Segmentos de Governo da Caixa, Marcus Vinícus Rêgo, elencou uma série de medidas praticada pela Instituição e que impactam positivamente no  desenvolvimento dos municípios. “Oferecemos capacitação aos gestores municipais, representantes da Caixa para auxiliar nas soluções locais, além de ensino a distância”, exemplificou.


Comments are closed.