CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Mais uma vez as futuras mamães e alguns futuros papais estiveram presentes em reunião do Grupo de Apoio às Gestantes, ocorrida no último dia 31, no CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural em Capinópolis.

A reunião promovida pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Atenção Primária, foi organizada pela equipe do PSF Ideal – Unidade Família Jarbas Fontoura, onde segundo a coordenadora da Unidade, enfermeira Fernanda Farid, o tema da palestra mensal foi “Modificações corporais e emocionais durante a gestação”.

A palestrante foi proferida pela médica, Dra. Aline. Em seguida a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Nazaré Costa falou um pouco sobre a dengue, zika vírus e tuberculose, pois no último dia 24 foi o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Foram distribuídos brindes para as gestantes e depois foi servido o almoço.

Continua após a publicidade

De acordo com um artigo apresentado por alunos da FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras, durante a gravidez, as transformações físicas e psíquicas e sociais vividas pelas gestantes são inúmeras. A gravidez, na mulher é um fenômeno que influência, virtualmente, todos os sistemas maternos, que tende alterar, dramaticamente, para permitir a retenção e o desenvolvimento intra–uterino do concepto. Assim, durante as 42 semanas de gestação, o organismo feminino passa por profundas alterações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas em quase todos os órgãos e sistemas. Iniciando-se nas primeiras semanas e transcorre até o final da gestação, em algumas delas nos primeiros dias do puerpério ou até o retorno do organismo materno às condições pré-gravídicas.

O Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como benefício o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança, onde a mãe também recebe o benefício. Dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda última quarta-feira do mês no CATRU, onde as futuras mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém-Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião.


Comments are closed.