Crotalária também é aposta no combate à dengue em Ituiutaba (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Crotalária também é aposta no combate à
dengue em Ituiutaba (Foto: Reprodução/
TV Integração)

ITUIUTABA, TRIÂNGULO MINEIRO – Uma das opções de combate ao Aedes aegypti adotada em Ituiutaba é o plantio de crotalária.

Segundo o fiscal do Meio Ambiente, Denner Vilarinho, a ideia de utilizar o cultivo da planta nasceu da eficácia da experiência em outros estados. Para projeto piloto foi selecionado o Bairro Novo Tempo 2, que apresentava alto índice de casos de dengue na cidade.

Continua após a publicidade

O projeto ainda está em fase de teste. Em um mês foram plantadas cerca de 1.200 crotalárias. As mudas são cultivadas em um viveiro da Prefeitura, depois são plantadas em locais estratégicos, onde há mais casos da doença confirmados.

Segundo o biólogo de Uberaba, Paulo César Franco, “a planta vai atrair os mosquitos e a libélula vem para predá-lo. E se estiver próximo à água, as larvas da libélula também vão predar as larvas do Aedes aegypti”. Segundo o biólogo, Pedro Gomes, ainda é preciso mais estudos para comprovar a eficiência da planta no combate à doença. “Ela é uma planta fácil de se alastrar e pode ser difícil o controle posterior”, ressaltou.


Comments are closed.