06042016-assinatura-credito-corrego

BELO HORIZONTE – A prefeita Dinair Isaac participou de solenidade de lançamento de linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na “Cidade Administrativa” em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (06) de Abril de 2016.

O Município de Capinópolis está autorizado a obter o montante aproximado de R$800 Mil – O valor recurso será utilizado para reparos e manutenção no Córrego Olaria, na altura da avenida 95, no bairro São João.

Continua após a publicidade

A solenidade realizada nesta quarta-feira, contou com chefes de Executivo e autoridades de todo o Estado de Minas Gerais – O Governador do Estado, Fernando Pimentel, também participou do evento.

O drama vivido pelas famílias que moravam às margens do Córrego Olaria teve início no final de 2014 – Devido a um problema técnico, as obras no local tiveram de ser interrompidas e o grande volume d´água no local, proporcionado pelas chuvas, causou erosão e danificou casas às margens do córrego, deixando uma família desabrigada – O Município assumiu em 2015, o compromisso de efetuar o pagamento do aluguel para os desabrigados.

A prefeita Dinair Isaac fez uma verdadeira peregrinação em busca de recursos para sanar o problema – Em Março de 2015, foi à Brasília se encontrar o representante do Gabinete do Palácio do Planalto, General Wilson e foi recebida no Ministério da Integração Nacional, pelo Dr. Wesley Felinto, chefe de Gabinete da Secretaria de Defesa Civil – As negociações não tiveram êxito e a saída foi a contratação de uma linha de crédito.

A Câmara Municipal de Capinópolis aprovou o financiamento da obra e parcelamento do pagamento de forma unânime em Novembro de 2015.

“É uma ansiedade muito grande da Administração Municipal em resolver este problema. Temos uma enorme preocupação com os moradores daquela localidade e todos os nossos esforços estão gerando resultados – Em breve os reparos serão feitos”, disse a prefeita Dinair Isaac, direto de Belo Horizonte.

Segundo a prefeita Dinair Isaac, durante o evento 57 municípios assinaram um convênio com liberação de linha de crédito por parte do BDMG para liberação de recursos, os quais serão utilizados em Capinópolis para a recuperação do Córrego Olaria. “Temos acompanhado de perto o sofrimento daquelas famílias, mas nunca desistimos de buscar recursos para que a obra pudesse ser feita e resolver de vez aquele problema”, comentou a prefeita.

Lançado em agosto do ano passado, o Edital colocou R$ 200 milhões à disposição dos 853 municípios mineiros em quatro linhas de financiamentos: BDMG Urbaniza (investimentos em infraestrutura urbana, como pavimentação, drenagem e iluminação pública); BDMG Cidades (construção, ampliação ou reforma de prédios públicos municipais); BDMG Saneamento (tratamento, distribuição ou coleta de água e esgoto e soluções para resíduos sólidos) e BDMG Maq (para aquisição de máquinas e equipamentos).

Fernando Pimentel ressaltou, em seu discurso, que o Estado está desenvolvendo o seu papel de atender às necessidades da população, muitas delas conhecidas pela nova gestão a partir da realização dos Fóruns Regionais de Governo.

“O Estado está desenvolvendo o seu papel. O nosso entendimento é que o melhor agente para resolver os problemas da população é o gestor municipal. Então, o governo não deve economizar recursos para ajudar as prefeituras, porque, se os municípios tiverem condições de fazer o seu trabalho, o Estado vai bem”, disse.

A assinatura da contratação do recurso financeiro deve ocorrer ainda em Abril e as obras terão início logo após o crédito do valor na conta do Município.


Comments are closed.