08042016-amvap2

UBERLÂNDIA – A presidente da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Parnaíba e prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, juntamente com a presidente do CIE/AMVAP Iracilda Duarte participaram no último dia 30 do Curso Patrimônio Arqueológico, Inventário e Tombamentos.

Promovido pela AMVAP, o curso foi uma importante iniciativa da prefeita Dinair, que avaliou como necessário um olhar da Associação para questões ligadas à cultura e ao Patrimônio Cultural. ”Como prefeita de Capinópolis sempre procurou, através de suas ações, promover a proteção e preservação do patrimônio cultural, juntamente com a secretária municipal de Educação e Cultura Iracilda Duarte. Agora como presidente da AMVAP a preocupação com a gestão cultural nos municípios continua”, disse Iracilda.

Continua após a publicidade

Foi o primeiro curso desta natureza promovido pela AMVAP, tendo como palestrante o historiador Cláudio Scarparo Silva e o diretor do MUSAI de Ituiutaba, Luciano Barbosa. Foram 23 municípios que marcaram presença, sendo alguns de outras regiões, que tiveram interesse pelo tema. Também alunos de graduação em história participaram do evento.

08042016-amvap

“A AMVAP, nesta nova gestão, estará mais aberta às demandas da área cultural para os municípios da região. Esse curso foi o início de um trabalho que será feito em prol da valorização das atividades culturais da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Outras palestras e cursos estarão sendo agendados para o fortalecimento do diálogo em torno da Cultura”, comentou a presidente do CIE-AMVAP.

Os gestores culturais de diversos municípios avaliaram como positiva a iniciativa da AMVAP em ser parceira com os gestores culturais da região.

De acordo com o CIE-AMVAP, muitos municípios têm deixado de incentivar suas atividades culturais por falta de informação e recursos. Há uma necessidade, dizem os gestores, de se ter uma entidade mais próxima aos municípios, que possa orientar e alertar sobre ações e editais abertos, que muitas vezes passam despercebidos pelos municípios. “A AMVAP procurará, nesta gestão, a dar maior suporte nesta área aos gestores culturais de diversas cidades da região”, completou Dinair Isaac.


Comments are closed.