CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 30/3 e 1º/4, uma importante ação social, voltada para a extração do 3º molar, também conhecido como “dente siso”, em usuários pré-cadastrados nas Unidades dos PSFs.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, a ação foi uma parceria da Prefeitura, equipe do Programa de Saúde Bucal e UFU – Universidade Federal de Uberlândia, contando com a participação de quatro residentes da UFU para fazer cirurgia de dente siso, nos consultórios dos PSFs.

Continua após a publicidade

Os relatórios de atendimento foram encaminhados à prefeita Dinair Isaac, que comemorou os bons resultados, onde foram atendidos 32 pacientes, e foram extraídos 112 dentes que necessitavam de cirurgia para serem removidos.

Segundo comentário feito pela coordenadora de Saúde Bucal, Naia Fontoura, esse Projeto surgiu de uma demanda dos pacientes dos PSFs, e através da professora Dra. Liliane Tannús, coordenadora da Residência, foi executado o Projeto com sucesso.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, caso essa cirurgia fosse realizada através de um dentista particular, ficaria em torno de no mínimo R$200 reais para cada dente extraído, sendo que a maioria dos pacientes tiveram os quatro sisos extraídos. Além disso, todos os pacientes saíram do consultório com todos os medicamentos pós-operatórios, fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Todo o atendimento contou com o apoio da Equipe de Saúde Bucal, que não mediu esforços, ultrapassando o horário de trabalho e proporcionando que o trabalho dos residentes fosse o mais tranquilo possível. “Considero esse Projeto de grande relevância, porque além de ser um atendimento especializado e de qualidade, os pacientes sequer precisaram se locomover para outro centro para receber tal benefício”, comentou Naia.

“Essa é mais uma conquista para a comunidade de Capinópolis através da nossa parceria com a UFU, e para se ter ideia, hoje o nosso Hospital faz até vasectomia. São avanços importantes que muitas vezes não divulgamos, contudo, temos visto a satisfação de muitos que tem recebido atendimento com a qualidade e o devido respeito que merecem”, finalizou a prefeita Dinair.


Comments are closed.