Aelton Freitas
Aelton Freitas

Rachado sobre o rumo a tomar no processo do impeachment, o PR anunciou nesta terça-feira (12) ter escolhido o deputado Aelton Freitas (MG) como novo líder da bancada na Câmara, após o anterior, Maurício Quintella Lessa (AL), ter renunciado ao cargo para votar pelo afastamento de Dilma Rousseff.

Em nota, Aelton reiterou o apoio a Dilma, afirmou que o relatório pró-impeachment não atende as exigências da Constituição para o afastamento de uma presidente e que a bancada de 40 deputado irá confirmar “ampla maioria contra o impeachment na votação de domingo”.

A nota não reflete, porém, a profunda divisão na bancada. Quintella Lessa afirma o contrário de Aelton: que o PR irá dar 28 dos 40 votos da bancada pelo afastamento de Dilma, com tendência de crescimento desse número. Ele estava reunido com outros deputados do PR na liderança do partido na manhã desta terça.

Continua após a publicidade

OUTRAS DERROTAS

Mais cedo, a bancada do PP na Câmara decidiu anunciar seu desembarque da base aliada do governo Dilma Rousseff e o apoio à abertura do processo de impeachment da presidente na votação prevista para o domingo (17).

Na segunda-feira, o governo já havia sofrido um duro golpe, quando a comissão especial que analisou o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff aprovou, por 38 votos a 27, o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável à abertura do processo contra a presidente da República sob o argumento de que há graves indícios de cometimento de crime de responsabilidade.

O placar, já esperado pelo governo há alguns dias, eleva em mais um grau a delicadíssima situação do Palácio do Planalto.


Comments are closed.