27042016-rural-
(Esq) Wesley Barbosa, Gladiston Pires, Jean Carlos, Luiz Pedro e Dinair Isaac

ITUIUTABA/CAPINÓPOLIS – O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo e a prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac se reuniram na tarde desta terça-feira, 26, em Ituiutaba, onde discutiram sobre a reivindicação dos produtores rurais da região, quanto a medidas de auxílio por conta das perdas provocadas pela estiagem.

A reunião foi solicitada pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada, Wesley Barbosa Freitas, que esteve acompanhado do produtor rural e vereador, Jean Carlos.

“Estamos preocupados com a situação, onde temos mais de 50% de lavouras com perda de 50%, e algumas outras com mais de 70% de queda na produtividade”, disse Wesley.

Continua após a publicidade

De acordo com o presidente do Sindicato, houve atraso no plantio da safrinha de milho e sorgo, e em seguida veio a estiagem, que levou ao caos a situação em algumas propriedades.

Para Dinair, que é presidente da AMVAP – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, o cenário é lamentável e assola ainda mais a situação de municípios produtores de grãos, em especial Capinópolis, Cachoeira Dourada, Ipiaçu e Canápolis. “É um socorro momentâneo que está sendo solicitado pelos produtores e não podemos deixar de lado eles que produzem alimentos e geram empregos”, disse.

O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro lamentou o que está ocorrendo na região, e disse que a falta de uma política governamental, especialmente por parte do Governo Federal e do Estado quanto a diversificação de culturas, prejudica muitas regiões, dentre elas, municípios do Pontal. “Sou solidário a essa reivindicação e estaremos juntos encarando de frente esse problema, e vamos anexar a todas essas informações, os dados levantados pela Emater, que será um documento importante no atendimento aos produtores”, disse.

“Parabéns à prefeita Dinair Isaac, presidente da AMVAP, ao prefeito Luiz Pedro, de uma cidade que nos representa regionalmente, e aos demais prefeitos de Ipiaçu, Canápolis e Cachoeira Dourada, que estarão juntos nesse momento importante e preocupante para nossa região”, acrescentou o vereador de Capinópolis, Jean Carlos.